IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Irpaa celebra 30 anos e reafirma a importância de defender a Convivência com o Semiárido

Irpaa celebra 30 anos e reafirma a importância de defender a Convivência com o Semiárido

 Viver no Semiárido é aprender a conviver! Foi com esse olhar que nasceu a missão do Irpaa há 30, e desde então vem construindo uma caminhada de muita dedicação na defesa da Convivência com o Semiárido

A comemoração destes 30 anos de história é a celebração da quebra de paradigmas que por muito tempo definiu o Semiárido Brasileiro. Repensar esta região e romper conceitos e preconceitos que traziam mazelas para os povos do semiárido tem sido uma tarefa construída por diversas pessoas e grupos, que se envolveram na defesa da vida e do bioma, desconstruindo ideias atrasadas e enfrentando os que se beneficiam com a indústria da seca. No entanto, mesmo celebrando as diversas conquistas adquiridas pelos povos do Semiárido, o Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) compreende o quando a defesa e consolidação da Convivência com o Semiárido precisa ser reafirmada e atualizada conforme as necessidades e mudanças.

E para comemorar essa trajetória e, mais ainda, reanimar a caminhada nesta missão em defesa do Bem Viver no Semiárido, o Irpaa celebra, entre os dias 23 e 27 de novembro, o aniversário de 30 anos da instituição, com uma programação recheada de debates, apresentações culturais, depoimentos, informação e participação de diversas pessoas que também querem reafirmar o compromisso de continuar lutando com as comunidades que vivem na região semiárida. Tudo será realizado virtualmente, visto que todo o país ainda enfrenta uma pandemia.

Para Cícero Félix, coordenador geral do Irpaa, o passar dos anos não modificou a missão da organização. Muito pelo contrário, o momento é de destacar, ainda mais, a função do Instituto frente à sociedade, ele destaca que “a missão do Irpaa continua sendo colaborar com a sociedade brasileira, com as organizações populares, na perspectiva da construção da Convivência com o Semiárido […]. Por que defender a convivência? Porque estamos vivendo um momento de desgoverno, onde o governo federal foi eleito com um discurso da retirada dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras […]. Precisamos continuar defendendo a Convivência com o Semiárido em suas diversas dimensões, acima de tudo, a vida”.

A defesa da Convivência com o Semiárido se propõe a preservar a vida, das pessoas e da natureza, na relação com a Caatinga, os rios e nascentes, as comunidades, povos e culturas do Semiárido. “Nessa perspectiva, a Convivência com o Semiárido é o farol que tem tudo para colaborar com as diversas populações do planeta, na perspectiva de construir saídas pra reduzir os efeitos dos impactos das mudanças climáticas [devastações, desmatamentos, queimadas, produção de energias não renováveis, a monocultura, produção a base da mecanização pesada e dos agroquímicos, etc.], que é uma realidade no planeta terra, que provoca o efeito estufa, a desertificação, que alimenta as mudanças climáticas. É um ciclo vicioso. A humanidade precisa aprender a conviver e a minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, pontua Cícero.

Evento dos 30 anos


Para celebrar este momento serão realizados três eventos virtuais de 23 a 27 de novembro, que serão transmitidos pelo canal do youtube do Irpaa (TV Irpaa). A abertura da celebração, acontecerá a partir das 19h30, do dia 23, com uma live temática, “O que é Convivência com o Semiárido e que sociedade queremos?”, com a participação de representantes do Irpaa e de organizações parceiras. Música e interações do público marcarão este momento.

Na quarta-feira, dia 25, acontecerá o “Seminário técnico-científico: elementos fundamentais/centrais da Convivência com o Semiárido”, das 15h às 18h, por meio da plataforma Zoom e com transmissão pelo youtube. O momento irá debater aspectos históricos e o atual contexto político relacionados a Convivência.

“Perspectivas e defesa da Convivência com o Semiárido”, será o tema da live de encerramento da semana, que acontecerá no dia 27, a partir das 19h30. As atividades celebrativas contarão com a participação de várias entidades, movimentos, agricultores e agricultoras e diversas instituições parceiras, da sociedade civil e do poder público.

Texto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa celebra 30 anos e reafirma a importância de defender a Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005