IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Seminário da PJMP debate a urgência da juventude se comprometer em cuidar das águas

Seminário da PJMP debate a urgência da juventude se comprometer em cuidar das águas

 O município de Casa Nova (BA), entre os dias 24 e 27 de janeiro, sediou o I Seminário Regional Nordeste III da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que envolve os estados da Bahia e Sergipe. Com o tema “Águas e profecias: as margens do São Francisco gerando vidas”, o evento reuniu aproximadamente 300 jovens de diversas paróquias das Dioceses destes estados.

Após uma celebração na abertura, as/os participantes se envolveram em diversas outras atividades como palestras, plenárias, oficinas, noite culturais. O Rio São Francisco foi uma das temáticas bastante discutidas no evento, provocando a juventude a refletir sobre a atual situação do mesmo para que se comprometam em contribuir com a sua preservação.

Na Plenária inicial, que foi conduzida por Roberto Malvezzi (Gogó), as/os jovens foram provocados a pensar sobre a presença da água em suas infâncias. Nos relatos, houve muitas lembranças de realidades que hoje já não existem devido as mudanças que em sua maioria são frutos da falta de preservação dos rios e mananciais.

Uma das plenárias dentre as que foram realizadas no segundo dia do evento trouxe como tema “Rio São Francisco: defender as águas, um direito sagrado”. Para uma das facilitadoras do tema, Marina Rocha, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), as características do rio e a cultura dos povos do São Francisco, assim como as principais problemáticas que hoje o afetam instigaram as/os participantes a interagirem durante a plenária. Segundo Marina, foram pautadas também ações que vem sendo realizadas e encaminhados alguns compromissos que a juventude do meio popular também pode assumir para fortalecer essa luta. “Eu achei interessante essa decisão da PJMP fazer esse debate [...] também para favorecer um comprometimento, eu achei que o pessoal está aberto a trabalhar com essas questões”, avaliou Marina.

De acordo com um dos membros da Coordenação Regional da PJMP, Maurício Diniz, a intenção principal foi fortalecer a Regional Nordeste III ao tempo em que potencializa a discussão acerca da realidade do São Francisco e demais rios, incentivando um trabalho de base que se preocupe com ações de cuidados também com seus afluentes.

O participante Ramon Fagundes, de Ipirá, Diocese de Ruy Barbosa, relata que foi um momento muito rico de informações que muitos/as jovens inclusive desconheciam. Para ele, essas vivências e formações são de grande importância e ajudam a juventude a sair mais disposta, “com mais entendimento, com mais ânimo, com mais vitalidade, para que a gente possa repassar nas nossas bases”. Ramon ressalta que as plenárias ajudaram as/os jovens a se reconhecerem como cidadãos e cidadãs que precisam executar ações em defesa das águas, em especial dos rios e nascentes.

Para a juventude de Casa Nova esta é uma oportunidade muito válida de discutir essas temáticas, principalmente devido o município que sedia o evento está localizada às margens do São Francisco. A jovem Ana Vitória Castro, que há quatro anos integra a PJMP no município, entende que a contribuição que a juventude pode dar hoje pensando como cuidar das águas irá refletir nas próximas gerações.

Durante as plenárias, todos e todas foram surpreendidos/as com a notícia do rompimento da barragem de rejeitos de mineradora da Vale do Rio Doce em brumadinho (MG). Ao final do encontro, foi lançada uma Nota em Solidariedade a População de Brumadinho, que pode ser acessada aqui.

Texto Comunicação Irpaa
Fotos: Comunicação Irpaa e PJMP

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário da PJMP debate a urgência da juventude se comprometer em cuidar das águas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005