IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pescadoras de Sobradinho apostam em derivados do Peixe e participam da Fenagri

Pescadoras de Sobradinho apostam em derivados do Peixe e participam da Fenagri

No município de Sobradinho (BA), mais de 60 mulheres estão buscando transformar uma atividade, até agora “artesanal”, numa iniciativa industrial que visa formar mão de obra especializada que hoje se encontra fora do mercado de trabalho. O beneficiamento e aproveitamento do pescado tem impulsionado a vida de pescadoras como Dona Cida, já bastante conhecida devido a sua habilidade com a culinária que usa o peixe como matéria-prima.

Com o objetivo de resgatar a Cooperativa de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho, fundada nos anos 1990, Cida Pescadora e as demais mulheres vem produzindo subprodutos do peixe como: quatros tipos de linguiça de tilápia (picante, defumada, tipo churrasco e a de petisco), além do hambúrguer, espetinho, quibe, croquete, bolinho de tilápia defumado com macaxeira, isca de tilápia, almôndegas, caldo concentrado da cabeça de tilápia e farinha de osso e da espinha que é rica em cálcio. Todos esses produtos são derivados das partes do peixe que geralmente são jogadas fora e não são aproveitados pelos pescadores/as no aumento da sua renda. O peixe oferece altos teores de proteínas, a cada 100 gramas, 30 g é de proteína, além de ser um alimento que tem pouca gordura e muito ômega 3.

 

Produtos na merenda escolar

Uma meta do grupo de pescadoras é a parceria com órgãos como a Prefeitura Municipal de Sobradinho, Bahia Pesca e Sebrae, objetivando a introdução dos produtos no cardápio da merenda escolar, garantindo inclusive capacitação para as merendeiras escolares do Território Sertão do São Francisco.

Algo que irá contribuir para a concretização deste objetivo é o Terminal Pesqueiro de Sobradinho, que será inaugurado em breve pelo governo do Estado. A ação é uma parceria entre o Ministério da Pesca e a Prefeitura Municipal de Sobradinho.

Como forma de divulgar a experiência inovadora, o grupo de pescadoras da Cooperativa de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho está expondo e comercializando seus produtos na Fenagri, em Juazeiro, no período entre 15 e 18 de maio. O stand fica no espaço reservado aos empreendimentos da agricultura familiar e está sendo bem visitado desde a abertura da Feira.

Campanha Nacional pelos Territórios Pesqueiros

Foi lançada no mês de junho de 2012 a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras que visa coletar, até 2015, assinaturas de 1% do eleitorado brasileiro (equivalentes a 1.385.000 assinaturas), para subsidiar uma lei de iniciativa popular voltada para garantia dos direitos dos pescadores e pescadoras artesanais, bem como garantindo à população brasileira o peixe natural e saudável, ameaçado de extinção devido ao processo de privatização das águas e dos territórios pesqueiros.


Mais informações sobre a campanha, acesse aqui.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pescadoras de Sobradinho apostam em derivados do Peixe e participam da Fenagri

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005