IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Campo Formoso se animam com chegada do Pró-Semiárido

Comunidades de Campo Formoso se animam com chegada do Pró-Semiárido

No município de Campo Formoso, as comunidades de Rancho do Padre, Poço de Areia, Tanque e Contador formam o Território Rural “Unidos Pelo Desenvolvimento” e Lagoa Cavada, Vila dos Pauzinhos, Saquinho e Boa Vista integram o Território Rural “O Amanhã”. O nome dos territórios foram dados pelos/as agricultores/as beneficiários/as do Projeto Pró-Semiárido, que no município está sendo executado pelo Irpaa.

Este projeto conta com recursos do Governo do estado, através da CAR (Companhia de Ação Regional) e visa a organização e o desenvolvimento das comunidades e das famílias, além de trabalhar a conscientização e preservação do meio ambiente e da Caatinga em geral. Para os/as agricultores/as, o projeto diferencia-se dos demais que já existiram, pois tem como objetivo o trabalho de inclusão de jovens e mulheres com a participação de todos/as na elaboração dos planos de desenvolvimento e de investimento nos territórios.

O Pró-Semiárido será realizado em parceria com associações locais, que gerenciarão todo o recurso destinado aos Territórios Rurais através de convênios. No início do mês de fevereiro foram assinados dois convênios no município de Campo Formoso, sendo um com a Associação dos Moradores e Trabalhadores na Agricultura Familiar do Povoado de Tanque e Adjacências e outro com a Associação Comunitária Lagoa Cavada, Lagoa dos Porcos e Várzea. 

Segundo o presidente da associação do "Território Rural Unidos Pelo Desenvolvimento", Gilmar Miranda Venâncio, esse convênio vem para melhorar o desenvolvimento das comunidades e das famílias, além de ser uma ótima oportunidade para a associação adquirir experiência de execução de projetos, facilitando e abrindo portas para reivindicações e execuções de convênios futuros.

Visando a realidade de cada comunidade e suas potencialidades, o Irpaa vem construindo ao longo desses seis messes de execução do projeto, os planos para a organização e o desenvolvimento das comunidades e das famílias. Todas as etapas foram feitas a partir de visitas, reuniões, conversas, formações, além da busca de parcerias com as entidades locais como o Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e secretarias.

Uma das conquistas celebradas no Território “Unidos Pelo Desenvolvimento” a partir do projeto foi a fundação da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Familiares de Rancho do Padre e Circunvizinhança e outras associações no município estão em processo de constituição.

Além de Campo Formoso, o Irpaa está executando o Projeto nos municípios de Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro e Remanso, beneficiando um total de 3.240 famílias, o que significa uma atuação direta em 108 comunidades, contribuindo assim com a consolidação na Convivência com o Semiárido nesta região.

Texto e fotos: Assis Pereira e Rafael Lucas Almeida (Colaboradores Eixo Produção)
Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Campo Formoso se animam com chegada do Pró-Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005