IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

|| Dia Mundial da Alimentação || Feira semanal de Orgânicos do Vale celebra um ano

|| Dia Mundial da Alimentação || Feira semanal de Orgânicos do Vale celebra um ano

Neste mês de outubro, você acompanha aqui uma Série de Notícias sobre o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em mais de 130 países no dia 16 de outubro. Data comemorada desde 1981, trata-se de uma forma de chamar atenção da sociedade acerca da importância da segurança alimentar e nutricional. Este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) traz como tema "Trabalhando pela Fome Zero".

Feira semanal de Orgânicos do Vale celebra um ano

Realizada desde setembro de 2017, a Feira de Orgânicos do Vale acontece toda quinta-feira ao lado da Casa do Artesão, em Juazeiro (BA). Nas duas últimas semanas de setembro, algumas atividades foram realizadas para celebrar a iniciativa que hoje possibilita o acesso da população a alimentos livres de agrotóxico.

Oficinas, apresentações culturais, palestras, foram alguns dos atrativos na programação de celebração do aniversário de um ano da Feira, que hoje reúne cerca de 20 famílias, as quais comercializam diversos alimentos produzidos na região, com destaque para frutas, verduras, hortaliças, legumes, além de sucos, bolos, doces e salgados.

A Feira é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – Adeap e traz como diferencial a obrigatoriedade de vender apenas produtos orgânicos certificados, muitos destes oriundos de hortas urbanas de Juazeiro e Petrolina (PE). O secretário da Adeap, Tiano Felix, destaca que a população tem adotado a Feira e considera também um passo importante “convencer nossos produtores de que é possível produzir bem, ter renda, e ter uma boa sustentabilidade em casa e ajudar as pessoas a terem mais saúde”.

Além dos produtos in natura, quem frequenta a Feira também pode se deliciar com lanches como bolos e salgados apropriados para uma dieta mais saudável, a exemplo dos alimentos veganos ou com baixo índice de gordura, açúcares e massas. Ana Cristina Novaes faz parte da Horta Comunitária Povo Unido, sediada no Bairro João Paulo II, em Juazeiro, e avalia o espaço de comercialização como uma importante forma de complemento à renda. Já o agricultor Mariano Inácio dos Santos, que integra a Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos do Vale do São Francisco – Aprovasf, diz que toda sua renda é proveniente da produção orgânica, sendo a Feira apenas um dos espaços de exposição e venda dos seus produtos, uma variedade que a cada semana conquista a clientela.

A dona de casa Manoelita Silva de Marins, moradora do bairro Alagadiço, em Juazeiro, toda semana frequenta a Feira e diz que a dificuldade de encontrar alimentos orgânicos nos supermercados a fez tornar-se consumidora dos produtos, hoje vendidos em 20 barracas distribuídas no espaço. “Essa foi a melhor coisa que nós encontramos pra realmente ter saúde, é um alimento saudável, não tem veneno nenhum”, diz Manoelita informando que sua família é vegetariana e tem buscado na alimentação uma forma de manter a saúde.

O advogado petrolinense Tadeu Manoel de Sá, também costuma fazer suas compras na Feira de Orgânicos do Vale e registra: “a gente tem garantia, segurança do que a gente tá comprando, tem certeza que está se alimentando bem”. Ao avaliar a importância da produção orgânica na região, Tadeu aponta a necessidade de haver mais incentivo para produção e comercialização “porque a sociedade toda deve realmente partir pra isso, o agrotóxico é nocivo as pessoas, ao organismo (…). Se for incentivada a comida orgânica é até melhor pro próprio Estado que não vai gastar muito com doenças que são proveniente do agrotóxico”.

Tiano Felix menciona ainda como resultado da Feira essa relação entre as duas cidades (Juazeiro e Petrolina) no que diz respeito à participação dos/das feirantes, bem como ao público da Feira: “essa relação se dá no consumo e se dá na produção, então um passo importante dizendo que a ponte não nos separa, ela nos une”.

A Feira acontece das 16h às 20h e conta com espaço para estacionamento, além de acesso à Casa do Artesão. Para expor e comercializar produtos é necessário possuir certificação orgânica de produção de base familiar.

Texto: Comunicação Irpaa

Foto: Ivan Cruz

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

|| Dia Mundial da Alimentação || Feira semanal de Orgânicos do Vale celebra um ano

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005