IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Campo Alegre de Lourdes sediará segunda edição da "Feira Diversidades do Sertão"

Campo Alegre de Lourdes sediará segunda edição da

No dia 14 de junho de 2019, o Calçadão do Banco do Brasil, em Campo Alegre de Lourdes, será palco da Feira “Diversidades do Sertão Campo Alegre de Lourdes”. O evento tem como objetivo promover espaço de divulgação, exposição, comercialização e registros dos produtos da agricultura familiar de base agroecológicas da região, como também contribuir para a geração de renda dos agricultores (as) e fomentar o consumo de alimentos cultivados sem uso de veneno.

A 2ª edição da feira agroecológica , será realizada pela ATAF e Sasop, em parcerias com entidades locais, com o apoio do poder público municipal, sendo que é um convênio com a CAR/Pró-semiárido/ SDR/Governo do Estado/FIDA.

Os/as organizadores/as estão na expectativa de receber centenas de visitantes durante a realização da feira, entre esses, agricultores/as de diversas comunidades rurais do município, como também de Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova. Para a realização da 2ª edição serão montadas 40 barracas, com mais de 40 tipos de produtos cultivados sem o uso de veneno, dentre eles, doces, geleias, sucos, frutas, verduras, legumes, cachaça, rapadura, mel, queijo, produtos medicinais, bolos, biscoitos, gergelim, derivados da mandioca, churrasco, coxinhas, artesanatos e muito mais.

De acordo com o técnico do Sasop, Antônio Carlos, “a realização da feira agroecológica será a oportunidade de inserir no mercado local produtos frescos, orgânico, livre de agrotóxicos, sobretudo estimular uma alimentação saudável, e integração do sertanejo com a cidade, como também resgatando a cultura do nosso povo. E que as entidades realizadoras da feira, mesmo com as dificuldades, estão procurando o melhor possível para superar os desafios e ter grande sucesso com a realização da feira”, afirma o técnico.

A jovem agricultora, Maiara Dias, da comunidade Barreiro do Espinheiro, município de Campo Alegre de Lourdes, está muita animada com a realização da feira, “minhas expectativas é que seja mais um incentivo para os agricultores continuarem com suas atividades na agricultura familiar, que seja um momento cultural e de lazer e de novos conhecimentos para os agricultores, seja ele jovem, mulher ou homem”. A jovem também argumenta que o momento é de oportunidades, “ acho que o objetivo da feira é contribuir no desenvolvimento da produção e melhorar a comercialização dos produtos naturais, diz a jovem Maiara Dias.

Preparativos

Na tarde da última segunda feira, dia 10 de junho de no 2019, jovens filhos e filhas de agricultores familiares estiveram reunidos com entidades parceiras na sede do município de Campo Alegre de Lourdes – BA para discutir sobre os preparativos da feira: divulgação, ornamentação e estrutura do espaço, acolhida do público, entre outros. Estiveram presentes no encontro, o coordenador e agente de campo contratados pelo projeto férias agroecológicas, além de representantes de diversas entidades locais, como: ATAF, Sasop, Rede Mulher, JBA, Articulação Paroquial Juventude e o Fórum de entidades populares.

Texto e Foto: Jovens Comunicadores/ Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF).

Edição: Comunicação Irpaa.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Campo Alegre de Lourdes sediará segunda edição da "Feira Diversidades do Sertão"

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005