IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Exposição de Artes e Palestras Marcam a 5ª Expoarte na Comunidade Poço Dantas no Interior de Santa Cruz da Venerada

Exposição de Artes e Palestras Marcam a 5ª Expoarte na Comunidade Poço Dantas no Interior de Santa Cruz da Venerada

Poço Dantas é uma pequena comunidade a 20 quilômetros de Santa Cruz da Venerada, município do sertão de Pernambuco. Um lugar muito aconchegante e cheio de manifestações culturais como o artesanato em barros, tecido, sementes, entre outras expressões da cultura popular. A comunidade valoriza também os/as personagens da história do local que, ao longo dos anos, construíram a memória de Poço Dantas.


Para revelar um pouco dessas características da cultura e da história da comunidade, o projeto Arcas da Letras em parceria com os moradores da localidade e outras instituições, realizaram no ultimo sábado dia 01 de agosto, a 5º Expoarte: um momento onde a memoria afetiva de Poço Dantas esteve presente nas exposições de artes, palestras e apresentações culturais.


A líder comunitária e incentivadora do evento, Luzia Barbosa, destaca que além do artesanato, produtos da agricultura familiar expostos no evento, se configuram também como importante fonte de renda para famílias da comunidade. Ela destaca ainda que, para resgatar com muita originalidade a memoria de Poço Dantas, os organizadores da exposição montaram um museu com objetos antigos doados pelos próprios moradores de Poço Dantas. Dentre esses objetos estavam rádios, vitrolas, discos de vinil, máquinas de escrever e outros equipamentos que possibilitavam uma viagem aos tempos remotos da comunicação de massa que em meados do século XIX chegava ao sertão principalmente por meio do rádio.


“Estarmos revivendo a historia de Poço Dantas é uma riqueza que não há tesouro maior pra todos nós daqui da comunidade” diz Luzia com ar de satisfação em ver a comunidade muito envolvida com a exposição.
 

Palestras e Debates
Enquanto os moradores e visitantes apreciavam a exposição, aconteceram também importantes palestras e debates de temas ligados à Educação Contextualizada e às iniciativas de melhoramento da produção regional, incluindo o artesanato e outros arranjos. Professores do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IF Sertão) da cidade Ouricuri, falaram desses projetos que dão excelentes oportunidades para as comunidades rurais da região, considerando a importância do papel da juventude rural. O Núcleo de Educadores Populares de Dormentes (Neps) também proferiu uma palestra que suscitou a importância da educação no meio rural, dentre outros aspectos que envolvem a presença da juventude rural.

Juzileide Carvalho, do Eixo de Educação do Irpaa, fez uma interessante palestre sobre a ação da instituição em todo o Semiárido, destacando a ação da educação voltada para a realidade do Semiárido, reconhecendo também a importância dos jovens do meio rural no processo de transformação que está ocorrendo no Semiárido.


O Eixo de Comunicação do Irpaa também ministrou uma palestra para os jovens da Pastoral da Juventude Rural (PJR) e do Grupo de Produção e Resistência (GPR) de Santa Cruz. Foi um momento onde a influencia dos meios de comunicação de massa e sua ação de manipulação foi bastante discutida, considerando que, com a participação popular um outro modelo de comunicação voltado para nossa realidade é possível de se construir, especialmente com ação engajada da juventude.


Outras atividades culturais e de formação, envolvendo principalmente a juventude, vai acontecer no próximo sábado (dia 08), dessa vez na comunidade de Varzinha, também no interior de Santa Cruz da Venerada.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Exposição de Artes e Palestras Marcam a 5ª Expoarte na Comunidade Poço Dantas no Interior de Santa Cruz da Venerada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005