IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Sento Sé recebe a equipe do projeto ATER

Sento Sé recebe a equipe do projeto ATER

20 de maio. Às 15h, lideranças de Sento Sé se reúnem no salão da Igreja Cristã Evangélica a fim de receber a equipe do projeto de ATER, Assessoria Técnica e Extensão Rural, a ser executado pelo IRPAA juntamente com instituições parceiras. O evento também foi um momento de exposição dos demais projetos da ONG voltados para Convivência com o Semiárido em comemoração aos seus 20 anos de existência.

 

Seu João Reis, presidente da Associação de Produtores da Ilha de Andorinha, deu as boas vindas ao público, seguido de Júlio César, agrônomo do IRPAA, que apresentou a filosofia do Instituto por meio de um bate-papo com a comunidade, no qual homens e mulheres tiveram a oportunidade de relatar experiências de sucesso feitas em parceria com o IRPAA. O momento também foi oportuno para as lideranças chamaram a atenção para a necessidade de união, fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

 

Dª Mariluze Oliveira, da comunidade Brejo da Brázida, narrou a experiência do projeto COISAS DO MATO, com base no artesanato feito com palha, além da proposta de educação contextualizada após o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) feito na localidade, levando ao município uma proposta político-pedagógica coerente aos princípios das comunidades. A professora ressaltou as riquezas da terra, com destaque para as belezas naturais: mananciais, flora e topografia. Na sequencia, Júlio César apresentou os técnicos responsáveis pelo município: Adriano, André e Rodrigo.

 

Os Projetos Aguadas e Recaatingamento também foram destaques, este último detalhado pelo técnico do IRPAA José Adelmo, que reforçou o caráter humano e agroecológico das ações do Instituto. Os agricultores aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e propor alternativas através da troca de saberes. Douglas Washington, representante do povoado de Sítio, demonstrou interesse no tema apicultura, dinamizando o debate.  As  vantagens das cisternas de calçadão e enxurrada, já utilizadas pelas comunidades, foram ressaltadas em diferentes vozes.

 

Ao final do evento, um lanche com produtos locais congregou convidados e a equipe da organização, que confraternizaram ideias e fortaleceram os laços de fraternidade. A geleia de umbu produzida na fábrica de beneficiamento de frutas de Lages, trazida por Flávio Alves, presidente da Associação de Estudantes e Esportistas, foi uma das especiarias da casa postas na mesa e desfrutada pelos convidados. Beijus, frutas, doces, bolos e biscoitos coloriram o encerramento do encontro. Experimentando uma proposta diferenciada, todos compreenderam que

 

"viver no semiárido é conviver com o clima, não combatê-lo”!

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sento Sé recebe a equipe do projeto ATER

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005