IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Moradores de Brejo de Dentro, em Sento Sé, cobram abastecimento de água na comunidade

Moradores de Brejo de Dentro, em Sento Sé, cobram abastecimento de água na comunidade


Cerca de 120 famílias do fundo de pasto de Brejo de Dentro, localizado no município de Sento Sé, vem enfrentando um sério problema na comunidade: a falta de água. A população local vive basicamente da agricultura familiar e da criação de animais, mas não está tendo água nem para atividades domésticas, como tomar banho e cozinhar. Na comunidade há um poço artesanal e um sistema de abastecimento, mas a água não chega nas caixas d’águas das casas.

A solução encontrada pelos moradores foi cavar buracos nas ruas, em locais em que a água do poço ainda chega. “Não temos água para maioria das pessoas do povoado, o pessoal está no meio do sol, pegando água para sobreviver e correndo risco até de prejudicar a saúde”, comenta a presidente da Associação de Trabalhadoras Rurais Arlene Barros.

A água desse poço é ligada três vezes ao dia, às 6h, 10h e às 13h. Durante esse período, os moradores formam filas nas ruas para encher os galões de água. “Tem dia que a gente perde serviço esperando pela água”, diz o agricultor Antônio da Silva. Às vezes, a população não consegue encher nem um galão de água, como afirma o agricultor Clévio dos Santos: “Todo dia a gente vem pegar água aqui, tem vezes que pegamos quatro baldes, um, e às vezes não dá pra encher nenhum”.

Segundo os moradores de Brejo de Dentro, há cerca de dois anos a Codevasf instalou uma caixa d’água e encanamentos para levar água do Rio São Francisco à comunidade, mas, ainda segundo a população, esse sistema de abastecimento só funcionou durante o período eleitoral. “A comunidade vizinha tem água encanada, tá faltando o que pra água chegar aqui? As casas têm registros e a água não chega, nós não estamos pedindo, nós vamos pagar pela água”, reivindica Antônio.

Enquanto o problema persiste, os moradores fazem um apelo para que os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água na comunidade resolvam a situação. “A gente sabe que pegaram o dinheiro pra fazer esse serviço e abandonaram, dizendo que roubaram um transformador, só que nós queremos a água, nós temos direito de ser gente, porque aqui no Brejo de Dentro tem gente, não apenas animais e até os animais precisam de água pra beber”, insiste a agricultora Josefa Barros.


Texto e Foto: CPT Juazeiro


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Moradores de Brejo de Dentro, em Sento Sé, cobram abastecimento de água na comunidade

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005