IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Juazeiro ganha instituição financeira cooperativa

Juazeiro ganha instituição financeira cooperativa

Na manhã da última sexta-feira (12), na sede da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro – Aciaj foi apresentada ao público a mais nova instituição financeira do município de Juazeiro, a Ascoob, uma cooperativa de crédito rural que no município conta com o apoio da Prefeitura e do Irpaa.

A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar – Ascoob Itapicuru, foi criada em 2000 com o apoio de entidades ligadas aos movimentos sociais do estado da Bahia e hoje tem atuação em algumas regiões do estado. No evento, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek, destacou que em geral as organizações do terceiro setor ainda precisam recorrer a grandes bancos, em sua maioria privados, para acessar e gerir recursos públicos. Porém, “tô feliz porque temos agora aqui em Juazeiro uma forma alternativa de ter relação com uma instituição financeira”, declarou Haroldo.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca – Coofama, Raimundo Arcanjo, também animou-se com a chegada da Ascoob, acreditando que “pra nós do interior vai ser uma grande vantagem”. Ele vislumbra a facilidade de crédito, com juros abaixo dos bancos convencionais, sobretudo para investimentos em projetos individuais e coletivos voltados para agropecuária.

O atendimento ao campo e em especial a agricultura familiar é uma das prioridades da Ascoob, conforme mencionou o diretor presidente da instituição, Sílvio Soares, durante o evento. Além disso, os pequenos empreendimentos, sejam na área rural ou urbana, também constituem o público da Cooperativa, que contam com acompanhamento da instituição ao acessarem as linhas de créditos disponíveis. Sílvio ressalta que é preciso ser associado/a para acessar tais vantagens.

Por se tratar de uma Cooperativa, as/os sócios/as tem direito a serem beneficiados/as com os lucros da instituição, sendo feito a cada final de ano o rateio destes. O atendimento humanizado é algo que Sílvio também menciona como um dos diferenciais da Asccob, chamando atenção para as dificuldades que muitas vezes as pessoas com menor poder aquisitivo enfrentam em outros bancos.

Parcerias

A Ascoob possui parceria com Organizações Não Governamentais, Sindicatos, Associações Comunitárias, Secretarias de Agricultura no sentido de ampliar a demanda de pessoas interessadas em acessar as vantagens da Cooperativa de Crédito. Para Sílvio, em Juazeiro, o Irpaa é um potencial parceiro que acolhe a instituição. A Prefeitura municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – Adeap, também é uma apoiadora da chegada da Ascoob em Juazeiro. “O Cooperativismo é um caminho real para o fortalecimento do pequeno produtor, do pequeno agricultor, do pequeno comerciante, daquele que pode produzir de forma organizada e cooperada”, disse Tiano Felix, secretário da Adeap.

A Ascoob possui ainda parceria com o Governo do Estado da Bahia, através de Convênio com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – Setre. Além disso, a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, permite que Associações que acessarem recursos oriundos desta Secretaria, a exemplo do Projeto Bahia Produtiva, podem receber o montante em contas da Ascoob, inclusive com isenção de cobrança de tarifas de manutenção.

“A gente gosta de gente e quem gosta de gente gosta de Cooperativa e quem gosta de Cooperativa tem que tá com o povo”, finaliza Sílvio, reforçando o convite para que as pessoas procurem as/os representantes do Banco de segunda a sexta, em horário comercial, na sede da Aciaj ou do Irpaa.

Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Lene Radina

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro ganha instituição financeira cooperativa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005