IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento

Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento

Há quase dois anos participando de diversas ações realizadas pelo Projeto Recaatingamento, moradores/as das comunidades de Curral Novo, distrito de Massaroca, em Juazeiro, e Fartura, área rural de Sento Sé, agora não medem esforços para contribuir com a aquisição da Unidade de Beneficiamento de Frutas que está sendo construída através do projeto, que desde 2009, vem sendo desenvolvido pelo Irpaa em sete municípios do Território Sertão do São Francisco.

Por meio de mutirão, em poucos dias foram feitos os alicerces das mini-fábricas que terão um total de 60 m² e irão conter salas para produção, depósito, estoque, recepção, vestiário, cozinha, área de serviço e banheiros. Ao lado será construída também uma cisterna de alambrado para captação de água de chuva através do telhado.

Colaborando como ajudante de pedreiro na obra de Curral Novo, Jeferson Silva Nascimento, de 19 anos, acredita que a mini-fábrica trará benefícios para as famílias. Morador do povoado de Jacaré, Jeferson cultiva frutas como goiaba, manga, feijão e acerola usadas para consumo da família e também para comercialização na cidade e na própria comunidade. Agora com a chegada da unidade de beneficiamento, o jovem agricultor se entusiasma com a possibilidade de ter sua produção vendida para a cooperativa que será formada em breve.

Após a conclusão dos alicerces, um grupo menor foi contratado para realizar a construção prevista para ser entregue em um prazo máximo de 60 dias. Com exceção de um pedreiro experiente neste tipo de construção, os demais contratados são das próprias comunidades ou povoados vizinhos. Hildo Libâneo e Antônio Rodrigues, que sempre participaram das atividades do projeto e agora colaboram na obra, reconhecem a importância de ter uma renda extra com este trabalho, mas destacam que a maior recompensa virá depois, a partir da organização da comunidade para utilizar bem o empreendimento.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005