IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio: espaço de trocar saberes e esperanças

Intercâmbio: espaço de trocar saberes e esperanças

"Compartilhar, isso é o bem mais precioso da vida", expressa Madalena Costa Braga. Esse ato de partilhar conhecimento, experiências e esperança aconteceu durante intercâmbio na comunidade de Ladeira Grande nesse último domingo (28), na sede da Associação Fundo de Pasto de Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande, interior de Casa Nova, reunindo as comunidades de Santa Eugênia, Santo Antônio, Santa Rita, Campo Largo, Campo Alegre, Lagoa Novas, em Casa Nova e Roça Nova em Remanso.

O beneficiamento de frutas da Caatinga, acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, valorização da juventude rural, apicultura são algumas das conquistas das/dos moradores/as da comunidade de Ladeira Grande a partir da organização comunitária. Foi em busca de conhecer e dialogar as dificuldades, desafios e vitórias presentes na associação, que motivou a participação dos/das agricultores e agricultoras na atividade. "Eu vim buscar conhecimentos que tem na comunidade, ver o trabalho da associação, porque nossa comunidade já fundou uma associação...aí eu preciso de buscar mais informações", relata a agricultora Zélia do Nascimento Souza, moradora da comunidade e de Campo Alegre.

Durante a visita, os/as associados/as fizeram a linha do tempo da associação através da memória oral, relembrando a caminhada do grupo, desde sua formação no ano de 2003 até hoje. Seu Antônio Costa Santos, o primeiro presidente da associação e atual vice-presidente relatou o quanto a vida da comunidade foi transformada durante esses 12 anos da associação, a exemplo da construção de cisternas, aquisição dos kits de energia solar, participação em editais do governo. Ele ainda pontuou que todos os benefícios foram conquistas graças a união e o comprometimento de cada agricultor e agricultora.

Madalena Costa Braga, secretária da associação e coordenadora do grupo de jovens, destaca que um dos desafios da associação é a burocracia em acessar algumas políticas públicas e um dos orgulhos é o envolvimento dos/das jovens na vida da comunidade, na associação e o interesse deles em buscar cursos, novos conhecimentos com o objetivo de colocar em prática na comunidade. "Os jovens estão envolvidos em cursos técnicos, cursos em agroecologia, cursos que visam a realidade deles".

Além do bate-papo, os/as visitantes conheceram os equipamentos utilizados na apicultura, no beneficiamento de frutas e mandioca. Toda essas experiências deixou os/as agricultores/as animados/as para vivência dessa união e conquistas em suas comunidades. O intercâmbio é uma das ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural do Plano Brasil Sem Miséria, executado pelo Irpaa.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio: espaço de trocar saberes e esperanças

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005