IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores e agricultoras de Pilão Arcado visitam experiência de beneficiamento de cana em Abaíra

Agricultores e agricultoras de Pilão Arcado visitam experiência de beneficiamento de cana em  Abaíra

A região dos Brejos em Pilão Arcado é conhecida tradicionalmente pela produção de cachaça artesanal, popularmente chamada de “Brejeira”, da rapadura, do melado e outros derivados da cana, produzidos de forma artesanal e individual nos quintais das casas dos agricultores e agricultoras da região. Com o intuito de conhecer e trocar experiências, doze produtores/as dessa região, acompanhados da equipe do Irpaa, participaram do intercâmbio na Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados da Microrregião de Abaíra, a Coopama.

A visita aconteceu nessa última segunda-feira (09), com o objetivo de apresentar aos agricultores e agricultoras como é o processo de trabalho da cooperativa, onde vários agricultores/as produzem os derivados da cana e comercializam a partir de uma única marca. Além de estimular a comunidade de Brejos a desenvolver o trabalhar em cooperativa, associação, considerando o potencial da região na produção da cachaça.

De acordo com Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, os/as agricultores/as dos Brejos vendem os subprodutos da cana de açúcar para um atravessador, que ganha aproximadamente 50% em um litro de cachaça. “O fator limitante na agregação de valor é a produção individual que afeta diretamente na qualidade, na padronização e aparência do produto, que é comercializado em garrafas pet, sem rótulos, sem marcas”, afirma Tiago.

Durante a visita, as/os agricultoras/es conheceram a história da fundação da cooperativa e suas instalações. De acordo com Clérison Belém, colaborador do Irpaa, esse momento de conhecer a história da cooperativa foi importante, “os cooperados da Coopama produziam e comercializavam de forma individual e hoje trabalham em conjunto com quatro associações, agregando maior qualidade e valor aos produtos derivados da cana, que é a realidade dos agricultores/as dos Brejos”.

As/os agricultoras/es também visitaram uma fazenda produtora de cana, para a produção de cachaça, rapadura, melado, além do composto orgânico e do álcool etanol. Depois retornaram para a cooperativa para acompanhar o processo de recepção da matéria prima, até o processo de rotulagem. Nesse momento aconteceu o debate sobre legislação para comercialização dos produtos.

A partir da visita em Abaíra os beneficiários da ação de Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, puderam observar uma agroindústria de pequeno porte, adequada para a produção de cachaça, sob inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. “Como perspectiva esse grupo voltou animado a fortalecer o associativismo já existente na comunidade e considerando como elo a produção cachaça e a elaboração de projeto coletivo que financie uma infraestrutura adequada para essa região”, diz Tiago.

Além do intercâmbio em Abaíra, os agricultores e agricultoras participaram do 7° Festival do Umbu, em Uauá. Essa atividade faz parte de uma série de ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater, que trabalha pelo fortalecimento das potencialidades e melhoria de vida dos agricultores e agricultoras, a partir da construção participativa das famílias durante a assessoria técnica realizada pelo Irpaa, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

Texto : Comunicação Irpaa 

Foto: Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores e agricultoras de Pilão Arcado visitam experiência de beneficiamento de cana em Abaíra

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005