IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Conselho Municipal realiza encontros para construção do Plano de Segurança Alimentar de Juazeiro

Conselho Municipal realiza encontros para construção do Plano de Segurança Alimentar de Juazeiro

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou seis encontros, envolvendo representantes da sociedade civil e poder público, com o objetivo de construir o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Juazeiro (BA). A última reunião aconteceu dia 25, no auditório do Irpaa, e contou com a participação de membros do Conselho e comunidades que apoiam a ideia de alimentação saudável.

Yoná Oliveira, representante municipal do Consea, afirma que esses encontros são importantes para que o plano realmente atenda as necessidades de quem precisa. “O Conselho de Segurança Alimentar resolveu fazer a reconstrução do plano alimentar de forma diferenciada, promovendo um curso com seis encontros. A gente iria saber o que à população entende sobre segurança alimentar e o que ela acha que está faltando, para que o plano tenha realmente a cara da comunidade e que não seja uma coisa de cima pra baixo”, disse Yoná.

Ana Lúcia da Silva, presidenta do Comitê de Associações Comunitária e Agropecuária de Massaroca - CAAM, acredita que ainda é necessário um diálogo maior com o município, uma vez que os editais que beneficiam o homem e a mulher do campo são publicados na internet por meio do Diário Oficial do município, impossibilitando que parte da comunidade rural tenha acesso ao conteúdo. “As comunidades têm dificuldade de ter acesso aos editais que a prefeitura libera... Tem que ser mais divulgado para poder a gente estar acessando. É uma preocupação da gente até com as crianças na escola”, explica Ana Lúcia, se referindo a alimentação escolar.

Outro problema destacado pela presidenta é a falta do Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que impede a comercialização dos produtos. Segundo Ana Lúcia, hoje as comunidades têm produtos como ovo e galinha caipira que poderiam substituir o ovo e o frango de granja, mas a falta do referido selo impede a comercialização para a merenda escolar.

O superintendente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - Adeap, Jefferson Matias, que também participou do encontro, garante que a certificação é uma luta da Adeap e que medidas para auxiliar as/os produtoras/es de orgânicos já foram adotadas. “A gente entrou em parceria com uma certificadora de orgânicos e hoje a gente deu um pontapé inicial para quem queira se certificar”, conta o representante da Adeap. Ele argumenta que as/os produtoras/es interessadas/os na certificação orgânica devem ir até a Agência para encaminhar o processo para uma certificadora de orgânicos.

Segundo Yoná, com os encontros finalizados, o próximo passo é focar na escrita do plano, o que vai acontecer no mês de novembro, levando em consideração os diálogos e necessidades destacadas pelos representantes que participaram dos encontros.

O que é o Consea?


Composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais, o Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Texto e foto: Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conselho Municipal realiza encontros para construção do Plano de Segurança Alimentar de Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005