IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres se reúnem em encontro de formação no interior de Curaçá

Mulheres se reúnem em encontro de formação no interior de Curaçá

A sede da Associação de Mulheres de Patamuté, no interior de Curaçá (BA), foi o ponto de encontro para discutir o papel da mulher na sociedade e as relações de gênero no ultimo dia 05. A atividade é uma proposta do Irpaa, da Paróquia de Curaçá, Pastoral do Meio Ambiente e do Sintrafer – Sindicato dos/das Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Após uma leitura bíblica contextualizada à realidade das mulheres hoje, elas escolheram algumas fotografias para expressar diversas compreensões acerca das conquistas femininas, dos preconceitos ainda existentes, da necessidade de assumir lutas por direitos. A participação da mulher na política eleitoral é um tema que a jovem Geovana Souza, mediadora de ensino na escola estadual de Patamuté, se interessou bastante. Para ela, ainda é preciso mudar ainda concepção de boa parte da sociedade, inclusive na sua região, de que a mulher não tem competência para cargos políticos.

As participantes também conheceram a diferença entre sexo e gênero, discutiram as opressões passadas de geração a geração, o machismo muitas vezes naturalizado e a necessidade de enfrentar esta realidade a partir do emponderamento e garantia de políticas que assegurem os direitos conquistados até hoje. Durante as discussões, muitas mulheres disseram perceber que uma das causas que motivam o processo de impeachment da presidenta Dilma é o machismo, ainda bastante presente nas instâncias de governos, seja nos poderes executivos, legislativos ou judiciário.

Encaminhamento

Ao final do encontro foi definido que é preciso que as discussões tenham continuidade, sendo sugerido pelo grupo uma série de temas, a exemplo da conjuntura política do país, comunidades Fundo de Pasto e violência contra a mulher. Para Luzineves Varjão, “é muito importante trazer essas discussões para as comunidades, deve ser trabalhado também nas escolas”. Ela considera que são momentos que devem ser aproveitados, pois “nós estamos vendo que as comunidades estão começando a se expressar, são muito ricas essas discussões que estão sendo trazidas para nosso distrito”, avalia.

A presidente da Associação, Maria Ivete Lisboa, agradeceu a parceria das instituições, se dispondo também a continuar as atividades na comunidade. “Peço que voltem várias vezes, foi bem proveitoso o encontro de hoje”, disse ela ao registrar a importância desse tipo de evento em Patamuté.

Texto e foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres se reúnem em encontro de formação no interior de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005