IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes de Ciências Agrárias da UNIVASF conhecem Centro de Formação do IRPAA

Estudantes de Ciências Agrárias da UNIVASF conhecem Centro de Formação do IRPAA

Uma iniciativa do Diretório Central dos/das Estudantes da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – possibilitou um grupo de estudantes das áreas de Ciências Agrárias ter um conhecimento mínimo acerca da proposta de Convivência com o Semiárido a partir do trabalho do Irpaa.

A visita aconteceu na tarde do dia 05 de março no Centro de Formação Vargem da Cruz, onde o grupo de aproximadamente 50 estudantes dos cursos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela entidade e a necessidade do mesmo na realidade desta região.

Para a presidenta do DCE da UNIVASF, Sarah Fonseca, esta é uma forma de afirmar a necessidade do compromisso que as/os estudantes precisam ter com a comunidade e despertar para a importância de trabalhar na região e, acima de tudo, ser um/a profissional comprometido/a. Boa parte do grupo cursa os períodos iniciais e por isso é importante ter acesso às experiências que pouco são valorizadas no ambiente formal da Universidade, reconhece Diego Albuquerque, estudante de Agronomia da UNEB que também contribuiu com a visita.

 

Formação paralela


Em muitas escolas e Universidades o Movimento Estudantil tem defendido um modelo de educação que possa articular o saber formal e as experiências diversas vivenciadas no meio popular. Nisto, a integração entre a academia e os movimentos sociais é vista como estratégica na formação de profissionais críticos e, sobretudo, comprometidos com a transformação social que possa favorecer a maioria.

Reconhecendo a importância de iniciativas de ONG's e Movimentos Sociais diversos, tem se buscado aproximar o que se discute na sala de aula e laboratórios universitários com a prática cotidiana dos grupos sociais que constroem a sociedade estudada nos livros. Na visita ao Irpaa, o representante nacional da Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil, Martin Witter, destacou que é de extrema necessidade esse contato das/dos estudantes com o “chão onde pisa” e lembrou que no Rio Grande do Sul, onde cursa o 8º período de agronomia, estuda tudo sobre a cultura da soja, por exemplo, mas nunca esteve em uma lavoura, para conhecer na prática, conversar com o produtor, etc.

Assim, os espaços de formação como os Estágios Interdisciplinares de Vivência, os projetos de Extensão e a militância estudantil junto a outros movimentos sociais, são defendidas como parte da formação acadêmica capaz de fazer a diferença na atuação do/da futuro profissional de qualquer área de atuação.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes de Ciências Agrárias da UNIVASF conhecem Centro de Formação do IRPAA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005