IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Gritos do São Francisco será lançado no próximo dia 04

Gritos do São Francisco será lançado no próximo dia 04

Mais um aniversário do Velho Chico se aproxima. Chamado de Opara pelos povos nativos, o São Francisco fez e ainda faz parte da vida de milhares de pessoas ao longo de 514 anos. São quase 3 mil quilômetros de um rio que atravessa cinco biomas, dentre eles o Cerrado e a Caatinga, e que vem sofrendo uma diversidade de agressões desde sua nascente, na cidade de São Roque de Minas (MG) até a sua foz na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu (AL).

Para “incomodar” um pouco o olhar e despertar a opinião das pessoas acerca da situação atual da Bacia do São Francisco e a perspectiva para um futuro próximo, o Irpaa produziu um curta-documentário que será lançado na internet, no próximo domingo (04), data em que se celebra o batismo do rio que recebe o nome de um homem comprometido com as causas sociais e demasiado amor à natureza.

Com imagens de diferentes situações em que o rio se encontra atualmente, acompanhadas de trilha sonora, o curta apresenta em cinco minutos diversos fatores e consequências que vem contribuindo para um futuro bastante incerto para os 504 municípios que fazem parte da Bacia, e, consequentemente, para o país.

A intenção do vídeo é também reafirmar a urgência de ações políticas em favor do São Francisco vivo o que já vem sendo defendido pelo Irpaa e um conjunto de organizações que há 10 anos integram a Articulação Popular São Francisco Vivo.

Cerca de 16,14 milhões de habitantes (9,5% da população do país) dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe dependem diretamente do São Francisco para viver, incluindo aí abastecimento, agricultura e pecuária, indústria, transporte hidroviário, turismo e lazer. O estado de Goiás e o Distrito Federal também integram a Bacia, que é formada por rios, riachos, ribeirões, córregos e veredas.

Os municípios baianos de Barra, Xique-Xique, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Juazeiro, além de Petrolina (PE), que fazem parte do médio e submédio São Francisco, aparecem no documentário, representando o centro da Bacia, onde se concentra uma série de intervenções humanas que contribuem para o estado preocupante do rio. As marcas de trechos secos do Lago de Sobradinho aparecem como um “choque de realidade”, e despertando o espectador para a possibilidade real de uma morte anunciada do São Francisco.

No próximo domingo (04) o vídeo estará disponível no canal do Irpaa no youtube e nas redes sociais da instituição para amplo acesso e divulgação. Cópias também poderão ser solicitadas para exibição em eventos durante a semana e sempre que houver oportunidade de apresentar esta discussão que perpassa a vida não só dos/das ribeirinhos, mas de toda sociedade brasileira.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Gritos do São Francisco será lançado no próximo dia 04

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005