IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Conselho Estadual da Educação da Bahia celebra 180 anos amanhã (20) em Juazeiro

Conselho Estadual da Educação da Bahia celebra 180 anos amanhã (20) em Juazeiro

O Território de Identidade do Sertão do São Francisco recebe nesta terça-feira (20) a reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação da Bahia. O evento, que acontecerá no auditório do Colégio Modelo, em Juazeiro, tem caráter administrativo e deverá ser um espaço de escuta à comunidade. Na oportunidade ainda serão celebrados os 180 anos do órgão.

A programação terá início 08h30min com o espaço de escuta da sociedade sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. À tarde, a partir das 14h, haverá uma apresentação do Conselho e atendimento para as instituições de ensino, com o objetivo de fazer esclarecimentos acerca dos serviços de regulação.

Para o período noturno está prevista a “Noite da Educação no Território”, que inicia às 18h30min e, entre outras atividades, terá um momento de outorga da Comenda de Honra “CEE-BA 180 Anos” a pessoas e instituições, em reconhecimento à contribuição das mesmas para o desenvolvimento educacional no país e no Estado.

Entre os/as homenageados/as com a Comenda estão:

1. Dom José Rodrigues – Bispo da Diocese de Juazeiro (in memória) -
Receber: Carlos Alberto Breis Pereira – Dom Beto, Bispo da Diocese de Juazeiro.
2. Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA
3. Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira – Professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
4. Escola Família Agrícola de Sobradinho - EFAS
5. Francisca De Assis de Sá – Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
6. Ducilene Soares Silva Kestering – Secretária Municipal de Educação do Município de Sobradinho (exemplo de gestora municipal)
7. Celito Kestering - Professor aposentado da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, estudioso em Arqueologia

A condecoração leva o nome do educador Anísio Teixeira, patrono do Conselho, e é esculpida em madeira pelo artista plástico e autodidata Ubirajara Oliveira da Cruz, conhecido artisticamente como Billy Oliveira, que vive há cerca de 30 anos em Cachoeira-BA.

O evento “Noite da Educação” também acontece nos outros 26 territórios de identidade da Bahia. O presidente do Conselho, Paulo Gabriel Nacif, afirma que as atividades têm “[...] a proposta de realçar o patrimônio educacional e seus impactos nas esferas de cooperação e articulação com a sociedade, além de homenagear e assegurar a continuidade do efetivo trabalho e da ação do CEE-BA”.

Papel do Conselho Estadual da Educação

O conselho tem como responsabilidades, dentre outras, fazer o credenciamento de instituições de ensino, autorizar o funcionamento de cursos, reconhecer cursos superiores ministrados pelas universidades estaduais e apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino. O órgão é representativo da sociedade e colabora na gestão democrática do sistema estadual de ensino. Este Conselho é o primeiro do Brasil e está vinculado à Secretaria da Educação da Bahia. O Território Sertão do São Francisco está presente no CEE, representado pelo colaborador Tiago Pereira, integrante da equipe do Irpaa.

Imagem: Divulgação
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa, com informações da Ascom - Núcleo de Comunicação e Modernização - CEE/ BA
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conselho Estadual da Educação da Bahia celebra 180 anos amanhã (20) em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005