IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto se reúnem para concorrer a prêmio de preservação ambiental

Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto se reúnem para concorrer a prêmio de preservação ambiental

Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, do norte do estado da Bahia, se reuniram de 23 a 25 de novembro, na comunidade de Fartura, Sento Sé, para discutir participação no Prêmio “BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais”. No encontro, as comunidades optaram por participar do prêmio com a iniciativa do Recaatingamento, que vem sendo desenvolvida desde 2010 nestas comunidades. O Encontro foi uma realização do Irpaa com a participação direta das comunidades. 

Participaram deste encontro representantes das comunidades de Fartura - Sento Sé, Ouricuri e Serra dos Campos Novos – Uauá-BA, Angico - Canudos – BA, Curral Novo/Jacaré – Juazeiro-BA, Vereda da Onça - Pilão Arcado-BA, Pedrinhas I – Remanso-BA, Lagoa do Sal - Campo Alegre de Lourdes-BA. 

O prêmio tem o objetivo de reconhecer “boas práticas ligadas à salvaguarda e conservação dinâmica de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil”, com informações do edital. Diante desse objetivo, as comunidades decidiram concorrer com a proposta do Recaatingamento, que foi uma ação bem sucedida entre as comunidades, e através dessa ação, pode-se contribuir para inverter o processo de desertificação da Caatinga. O projeto Recaatingamento, que foi iniciado pelo Irpaa, tem o objetivo de fazer o manejo sustentável da mata nativa e o replantio de espécies nas áreas degradadas, contribuindo para a preservação ambiental e diminuindo os efeitos do aquecimento global.

Seu Alcides Peixinho Nascimento, do município de Uauá, diz que o prêmio será um melhoramento para as comunidades e para as áreas de recaatingamento, pois o recurso será um reforço para as cercas e construção de aguadas nas áreas. Gilberto Nascimento Guimarães, da comunidade de Angico, destaca que a premiação para os fundos de pasto “é de grande importância para a melhoria para o fundo de pasto, para a comunidade e para o meio ambiente. Esperamos que dê certo”, pontua.

Segundo edital do Banco, "serão premiadas até 15 ações de salvaguarda e conservação dinâmica de SAT no Brasil, onde os cinco primeiros colocados receberão o valor bruto de R$ 70.000,00 e os demais colocados receberão o valor bruto de R$ 50.000,00". A premiação é uma iniciativa do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/MAPA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

Texto: Diego Castro, colaborador do Irpaa, com iformações do site do BNDS
Edição: Eixo Comunicação 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto se reúnem para concorrer a prêmio de preservação ambiental

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005