IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Uneb discute a presença de educação contextualizada ao Semiárido nos cursos de Pós-Graduação

Uneb discute a presença de educação contextualizada ao Semiárido nos cursos de Pós-Graduação

As universidades estão proporcionando um maior espaço para debater sobre a Convivência com o Semiárido, um exemplo disso é o I Workshop de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido que está ocorrendo na Uneb de Juazeiro, simultaneamente com o I Colóquio de Pós-Graduação. À abertura do evento aconteceu na última terça-feira (11), com a discussão sobre Pós-graduação e sua contribuição para o desenvolvimento dos territórios.

No primeiro dia o Colóquio contou com a presença de representantes acadêmicos da Uneb, representantes de instituições que desenvolve trabalho com o Semiárido, além da sociedade civil. Uma dessas instituição presente foi o Irpaa, representado por José Moacir que prestou uma homenagem a D. José Rodrigues, ressaltando as contribuições dele para a construção desse novo olhar para o Semiárido. Além disso, enfatizou a necessidade de trabalhar a educação continuada dentro da Universidade e não somente em formações de professores nos seus territórios.

A coordenadora do evento, Lucineide Dourado, relata que o Colóquio pretende problematizar e pautar dentro da Universidade a questão da Convivência com o Semiárido, essas discussões vem tentando institucionalizar a contextualização como uma política pedagógica.

O Professor Álamo Pimentel abordou na sua explanação a importância da Pós- graduação contextualizada com ao Semiárido e que a mesma oferece para as/os estudantes a oportunidade de produzir e legitimar a voz e viabilizar as produções intelectuais que já vem sendo feitas no território do Vale do São Francisco.

O Colóquio, que encerra nesta quinta-feira (13), conta com mesas redondas sobre temáticas relacionada com o Semiárido, apresentações de trabalhos acadêmicos, acerca de temas como Educomunicação, Interculturalidades, Meio ambiente, agricultura e produção de alimentos, entre outros temas. Estandes também foram montados no local do evento, onde o Irpaa ocupa um espaço demostrando suas produções didáticas e produtos oriundos da caatinga.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Uneb discute a presença de educação contextualizada ao Semiárido nos cursos de Pós-Graduação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005