IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

IRPAA incentiva produção e comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco

IRPAA incentiva produção e comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco

O trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER) que há anos vem sendo realizado pelo Irpaa no sertão da Bahia, nos últimos anos tem sido ampliado com a realização de convênios com os governos estadual e federal. Nas metas de tais convênios, ações como visitas de campo, cursos e oficinas e realização de eventos que incentivem o desenvolvimento da Agricultura Familiar nas comunidades são executadas constatemente pela equipe técnica presente nos municípios contemplados.

Neste mês de dezembro, algumas atividades tiveram destaque nas comunidades acompanhadas pelo Irpaa. Tais eventos confirmam a viabilidade da proposta de Convivência com o Semiárido defendida pelo Irpaa e por outras organizaçẽs preocupadas com o desenvolvimento justo e de fato sustentável para o Semiárido brasileiro.

 

Remanso: mulheres aprendem a agregar valor aos derivados do peixe


As mulheres pescadoras e beneficiárias do projeto ATER MULHERES participaram de uma oficina de agregação de valor com os produtos aproveitados do peixe. Aproximadamente 20 mulheres que integram a Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso – APPR e a Colônia de Pescadores aprenderam práticas de aproveitamento com o que, até então, não era aproveitado do pescado, como a carcaça e a cabeça. A partir de iniciativa da CODEVASF, com o apoio do Irpaa, as beneficiárias hoje sabem fazer, além de filé que já é o produto forte a ser beneficiado pelos grupos, o hambúrguer, a almôndega, sardinha, farinha e caldo concentrado de peixe, o que pode proporcionar um aumento considerável na renda destas mulheres.

Para Dona Lourdes, associada na APPR, tudo que for para o aprendizado e melhoramento do trabalho do grupo é de grande valia. “Estamos admiradas com a quantidade de cosia que perdíamos do peixe por não sabermos como fazer. Agora, além de usarmos o filé, poderemos usar o resto do peixe para fazer muitas coisas tão gostosas quanto. E ainda aumentar nossa oferta e opção de produtos”, afirma a pescadora ansiosa e feliz com os resulta dos até agora obtidos.

A oficina de aproveitamento do pescado e agrega ção de valor foi realizada no Terminal Pesqueiro de Remanso e encerrou com exposição de degustação dos produtos pelas merendeiras e diretoras das escolas que recebem outros produtos já beneficiados pelos grupos.

 

Texto Base e Fotos: Jamielle Dantas

 

Uauá: Comunidade de lagoa do João Ferreira comemora aniversário com Feira de Agricultura Familiar

A I Feira Regional de Agricultura Familiar e comemorações do 153 anos da comunidade de Lagoa do João Ferreira foi uma realização da Associação Agropastoril e Comunitária e do Irpaa com apoio de diversas entidades e empresas particulares. No primeiro dia foram recebidos os produtores e produtoras de várias comunidades de Uauá e Monte Santo. Na oportunidade diversos produtos da rede familiar, a exemplo das Cerâmicas, sequilhos, comidas e bebidas típicas da região, artesanatos de palha e tecido, doces e geléias da produzidas pela Coopercuc foram alguns dos produtos expostos e comercializados na Feira. Nas baias vários animais de raças e tamanhos variados, como a Anglo Nubiana, Boer, Santa Inês entre outras.

As/os participantes também puderam assistir ao Documentário “Histórias e desenvolvimento da Lagoa do João Ferreira”, uma atração particular para o povo que se via no grande telão falando deles mesmos.

De acordo com Willian de Souza Silva, um dos organizadores e vice presidente da Associação Agropastoril e Comunitária, a Feira buscou viabilizar a comercialização de animais e de produtos oriundos da agricultura familiar, possibilitando a troca de experiências sobre as tecnologias de sequeiro, praticadas na região e a cadeia produtiva da caprinovinocultura que é característica do Semiárido e atividade pecuária dominante na região.

 

Texto-Base e Foto: Franz Tagore (Uauá News)

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA incentiva produção e comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005