IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

 Pela primeira vez atendida por projetos sociais executados pelo Irpaa, a comunidade de Baraúna, no Vale do Salitre, em Juazeiro, esteve reunida no último dia 13 na sede da Associação para avaliar o serviço de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater – que há um ano vem sendo desenvolvido na comunidade.

O encontro reuniu beneficiários/as do projeto que receberam a primeira parcela do fomento e investiram na criação de animais de pequeno e médio porte, como galinhas, e cultivo de fruteiras como maracujá. Historicamente, o povoado cultiva pequenos pomares nos quintais e roças e cria animais para consumo da família, atividade que aos poucos foi dando lugar à cultivos temporários irrigados, mas que volta a ser estimulada a partir da assessoria prestada pelo Irpaa.

A partir de trabalhos de grupo, foram elencados pontos positivos e negativos, questionamentos e avanços. A jovem Ilka Ribeiro, integrante de uma das famílias beneficiárias e membro da associação comunitária, destacou que o projeto vem contribuindo para fortalecer a união da comunidade, chegando a reaproximar algumas pessoas da própria associação.

O técnico responsável pelo projeto na comunidade, Josemário Gonçalves (Bubu), explicou o funcionamento do projeto e lembrou os passos que a comunidade pode vir a dar por meio da organização. “Eu acredito que ele (o projeto) é um pontapé inicial para a mudança”, incentivou Josemário ao mencionar programas e outras formas de fomento que as famílias podem vir a acessar.

Um dos grupos avaliou que o valor do fomento pode contribuir significativamente com a continuidade da iniciativa, desde que haja uma boa administração. O jovem agricultor Murilo Pereira relatou a discussão do grupo mencionando que no início a comunidade não acreditava na concretização do projeto, mas agora reconhece a importância para o fortalecimento da organização comunitária.

A reivindicação principal é de que outros projetos possam vir a contemplar todas as famílias, considerando a relevância para a melhoria da qualidade de vida na região através do acesso às políticas públicas.

Atividade Recreativa

Enquanto as mães e pais participavam da reunião, as filhas e filhos estiveram envolvidos/as na atividade recreativa, uma ação integrante do projeto que visa incluir as crianças também na discussão sobre a Convivência com o Semiárido. A partir de jogos educativos contextualizados, músicas, desenhos e a interação do grupo com o recreador Neilton Valentim, uma série de informações foram agregadas na “bagagem” da turma que, segundo Neilton, é muito ativa e responde bem ao trabalho. Shirley Naiara de Lima, de 10 anos, disse que é a segunda vez que participa e tem gostado: “eu acho muito bom, porque tem muitas atividades, é bom que nós se junta as crianças tudinho para vim”.

O Ater integra o Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e, além de Juazeiro, é executado pelo Irpaa em Canudos, Uauá, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova, no sertão da Bahia.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005