IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Profissionais do Cras de Juazeiro participam da última atividade do projeto “Valorização da infância no Semiárido Brasileiro”

Profissionais do Cras de Juazeiro participam da última atividade do projeto “Valorização da infância no Semiárido Brasileiro”

A trilha da Convivência com o Semiárido foi o cenário do quarto e último encontro do projeto “Valorização da infância no Semiárido Brasileiro”, realizado na última sexta-feira, dia 14, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, com as/os monitores/as, educadores/as sociais, técnicos/as de referência, como psicólogos/as e assistentes sociais, que atuam no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, dos Centros de Referência de Assistência Social - Cras, de Juazeiro (BA).

As cisternas de consumo e produção, a área de recaatingamento, o filtro ecológico, o manejo dos caprinos, foram algumas das experiências do Semiárido vivenciadas por esses profissionais, que durante o mês de setembro também participaram de três oficinas com os temas: A infância e a adolescência no Semiárido brasileiro; ECA: conhecer para fazer valer; e Brincando se faz história: Brincadeira de criança, como é bom!. 

Esse projeto é uma iniciativa do eixo Educação do Irpaa, em parceria com agência de Cooperação de Crianças e Jovens Católicos da Áustria – DKA e da Secretaria de Desenvolvimento e inclusão Social – Sedis, que tem como objetivo contribuir na formação de agentes de desenvolvimento social na perspectiva da garantia do direito das crianças e adolescentes.

Segundo Joilma Sandri, colaboradora do Irpaa, uma das ideias de trabalhar com esse público foi devido a esses profissionais lidarem com famílias de situação de vulnerabilidade social. “Era preciso dar uma atenção maior a esse público, tanto para fortalecer as políticas públicas quanto para instigá-los a ir em busca do que é seu por direito. Esses profissionais saíram ao final das formações com o sentimento de pertencimento de como trabalhar a educação contextualizada dentro da proposta de Convivência com o Semiárido”, ressaltou.

Para Risete Dias, coordenadora do Cras do bairro Itaberaba, as atividades foram importantes por trabalharem com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. “Nós trabalhamos com famílias que tem um alto nível de vulnerabilidade, e nós conhecemos as carências delas, da nossa realidade como sertaneja, e muitas vezes não sabemos como lidar com eles. Então, essas formações abriram nosso leque de possibilidades. Espero que repassemos o que foi aprendido e que eles se empoderem dos conhecimentos e possam aplicar na vida de cada um”, afirmou.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Profissionais do Cras de Juazeiro participam da última atividade do projeto “Valorização da infância no Semiárido Brasileiro”

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005