IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Será se o Nego d'Água pode nos dar uma força?

Será se o Nego d'Água pode nos dar uma força?

 No sexto ano de chuvas muito abaixo do que se costuma registrar e mais irregulares na sequência temporal e na distribuição geográfica, o sistema hidroelétrico do São Francisco está penando e junto com ele as populações ao longo do rio. O Rio São Francisco, chamado também de integração nacional, por nascer e desaguar no mar dentro do território brasileiro, é o quinto maior rio do Brasil, com 3.180 km de extensão.

Na cidade de Juazeiro (BA), no período chuvoso que se estende aproximadamente de outubro a março/abril, este ano choveu somente 91 mm, enquanto se poderia esperar 525 mm em média. A falta de chuva não foi muito diferente nas nascentes do Rio São Francisco e dos seus tributários. A isso se soma ainda as quantidades enormes de água que são retiradas dos afluentes ou do lençol freático para projetos gigantes de irrigação. E, evidentemente, do próprio São Francisco.

O lago de Sobradinho serve praticamente de caixa d'água para todas hidroelétricas rio abaixo, pois lá, pelos fatores geográficos e geológicos, os reservatórios são pequenos. O lago de Sobradinho está perto do colapso: no último dia 12 estava na capacidade de armazenamento de somente 10,92 %. A capacidade de todo Nordeste (que inclui Sobradinho, Três Marias e Itaparica) desceu para 16,51 % de água armazenada. É importante saber que estas três barragens representam 96,86 % da capacidade de armazenamento da região.

Isto já é catastrófico em si mesmo. Mais ainda quando se sabe que estamos na metade do mês de julho e as chuvas em Minas Gerais o nos afluentes não devem inciar antes de outubro. Para economizar água, o volume liberado da barragem de Sobradinho já foi reduzido para a vazão de 600 m³ por segundo (A Chesf garantiu na época da construção da barragem pelo menos 1.200 m³ por segundo, durante o ano todo, pois a barragem regularizaria o fluxo da água). Mas a redução não foi suficiente, pois uma nova norma proíbe qualquer irrigação em todas as quartas-feiras até 30 de novembro, sendo que nem a água armazenada nos projetos de irrigação pode ser usada. Ainda assim, já está em vista uma nova redução para 570 m³ por segundo.

Ainda se pergunta: de onde vão retirar a água para a Transposição?

Com a redução de água no rio, tanto os grandes projetos quanto os pequenos irrigantes são afetados, mas os agricultores que tentaram viver de irrigação na borda no lago de Sobradinho tem ainda maiores prejuízos. Na maior extensão do lago o rio voltou para seu leito antigo, deixando vastas extensões de lama ressecada em cada lado. Os agricultores irrigantes tinham suas roças instaladas na beira do lago e hoje a água se encontra a quilômetros de distância. Tentaram no início deslocar as bombas de irrigação mais perto da nova linha d'água, comprando mais tubulações. Mas chegaram logo a um limite financeiro. Prefeituras começaram socorrer, cavando valetas de aproximação, para que a água chegasse mais perto das áreas irrigadas. Roubo de tubulações e bombas de irrigação agravou a crise da irrigação no lago de Sobradinho que hoje se encontra praticamente parada, gerando falta de emprego e renda.

Um sinal visível da situação de penúria do São Francisco se percebe nas duas fotos da estátua do Nego d'Água que possui uma altura de mais de seis metros. Uma foi tirada em 2006 e a outra faz cinco dias, o Nego d‘Água está no seco. Em anos de chuva boa, a água chega no peito da estátua.

O Nego d‘Água, uma figura mitológica, vive, segundo os marujos e pescadores, no fundo do rio e pode ficar muito zangado, afundando barcos e navios ou deixando eles encalhados em bancos de areia, se não receber uma oferenda antes de cada viagem. Com uns goles de cachaça ou uma pitada de fumo ele fica contente.

Este costume chegou ao desuso. Será que tentando de novo, o Nego d'Água poderia nos dar uma força para a água voltar para o São Francisco?

Texto e Fotos: Haroldo Schisteck (Presidente do Irpaa)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Será se o Nego d'Água pode nos dar uma força?

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005