IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

SemiáridoShow contempla a discussão do acesso a terra

SemiáridoShow contempla a discussão do acesso a terra

Com o tema “Terra, Água e Tecnologias para produção de alimentos”, o SemiáridoShow inova nesta edição, ao incluir a temática da terra, elemento base para a Convivência com o Semiárido. Na programação da feira está confirmada a realização de Seminário, minicursos e estande acerca da questão agrária no Semiárido brasileiro.

Os participantes poderão ter acesso a diversas informações acerca da questão agrária na região já no primeiro dia do SemiáridoShow através de um estande montado na área de campo. No dia 30 haverá minicurso que irá discutir o tamanho apropriado da terra no Semiárido, ministrado pelo Eixo Terra do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). E como inovação deste ano, será realizado durante todo o dia 31, o Seminário “Acesso a terra no Semiárido brasileiro”.

Para Maria Oberhofer, colaboradora do Irpaa, a escolha do tema do SemiáridoShow foi bastante pertinente. “A gente precisa sempre ter em mente que as pessoas não conseguem viver, não conseguem produzir, realizar nenhuma atividade econômica, sem ter a garantia da terra e em tamanho adequado a nossa realidade”, afirma.

O Seminário

O Seminário de “Acesso a terra no Seminário brasileiro”, com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), e entidades ligadas ao campo, como o Irpaa e a Articulação de Fundo de Pasto, tem o objetivo de aprofundar estas questões em conjunto com o poder público e a sociedade civil. O Seminário acontecerá no dia 31 de outubro, no auditório da Embrapa, a partir das 8h, com a realização de uma mesa redonda e dois painéis temáticos.

A mesa redonda “a democratização do acesso a terra no Semiárido brasileiro” abrirá as discussões do dia. Esta abordagem será aprofundada pelo Secretário Nacional de Reordenamento Agrário/MDA MDS, Adhemar Lopes de Almeida, pelo Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, Carlos Mário Guedes de Guedes, pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário-CDA / Bahia, Luis Anselmo Pereira, pelo Coordenador do Irpaa, Haroldo Schistek e pela Comissão de Fundo e Fecho de Pasto.

No seminário vão ser abordadas as ações para viabilizar o acesso a terra e as políticas públicas para a região do Semiárido, segundo Adhemar Lopes de Almeida, SRA/MDA, “nosso Semiárido concentra mais de 2,6 milhões de estabelecimentos rurais, dos quais, estimados 1,8 milhão de posses. Ou seja, dois em cada três imóveis rurais na região não tem título de propriedade, portanto, enfrenta todo tipo de dificuldade para acesso a políticas públicas e fica vulnerável a todo tipo de violência”. Durante o seminário vão ser apresentadas as ações que estão sendo realizadas em relação a regularização fundiária, comentou Adhemar.

A terra no Semiárido

No Semiárido há formas peculiares de viver e conviver. Os Fundos e Fechos de Pastos, comunidades que fazem uso coletivo da terra e dos recursos naturais de um território, no qual a área ao fundo no entorno das roças familiares é usada para pastagens de animais, principalmente ovinos e caprinos, são um exemplo disto.

Além das comunidades tradicionais, no Semiárido a relação com a terra passa também pela preservação da Caatinga, a criação de animais, a agricultura de sequeiro, o usufruto dos bens naturais disponíveis no bioma, como o beneficiamento de frutas e a recuperação de áreas degradadas.

O SemiáridoShow é uma realização da Embrapa e desde 2011 conta com o apoio do Irpaa. O evento, patrocinado por organizações governamentais e empresas privadas, acontece entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro, das 8:00h às 17:00h, na Embrapa Produtos e Mercados, Petrolina-PE. A entrada é gratuita.

Serviço


O que: Seminário “Acesso a terra no Semiárido brasileiro”
Quando: 31 de outubro de 2013
Onde: Auditório da Embrapa Semiárido – Petrolina/PE

Imprensa SemiáridoShow


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

SemiáridoShow contempla a discussão do acesso a terra

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005