IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Carta política é lançada em encerramento de Seminário Nacional em Juazeiro (BA)

Carta política é lançada em encerramento de Seminário Nacional em Juazeiro (BA)

Encerrou nesta quinta-feira (05), o Seminário Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido realizado desde o dia 03 em Juazeiro – BA, com a participação de representações dos estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.

Após painéis, mesas, oficinas, feiras e apresentações culturais, as/os participantes aprovaram a Carta do Seminário, a qual contém uma série de encaminhamentos discutidos e aprovados nas oficinas temáticas realizadas no segundo dia do evento. O documento reafirma a necessidade de aprofundar debates e definir metas para implementação de políticas públicas voltadas para educação contextualizada à região, considerando, por exemplo, a importância de problematizar a questão agrária, revisão de conceitos, condições para socialização de experiências, criação de equipes pedagógicas especializadas nos municípios e estados, ampliação de diálogos com o Ministério da Educação e secretarias municipais e estaduais.

Na avaliação de Lucineide Martins, da coordenação do Irpaa e organização do evento, foi um momento de fortalecimento dos laços e reafirmação de que a educação contextualizada para Convivência com o Semiárido não se resume apenas a uma dimensão pedagógica mas sim política, baseada nas “vivências e experiências que são gestadas pelas instituições que integram essa Rede”. Lucineide lembra ainda que a educação é um pilar do projeto de Convivência com o Semiárido que agora vem sendo pautado na lógica de uma política nacional, por isso “não cabe dentro de uma escola”, mas deve ser referência para as escolas e seus projetos políticos, explica enfatizando que tanto o Irpaa quanto a Resab tem reafirmado isso.

Oficinas

O representante da Secretaria de Educação de Tamburil (CE), Antoniel Silva, destacou o aprendizado que leva ao ter participado da oficina de construção de materiais didáticos, citando o despertar da criticidade acerca dos materiais hoje usados na escola como algo essencial para o trabalho que desenvolve em seu município. “O seminário vem acrescentar muito porque a gente vai gerando discussões no Ceará, porque até então a discussão sobre educação contextualizada lá é discutida no [ensino] fundamental e começando a ser discutido no médio”, referindo-se a necessidade de adentrar também o ambiente universitário na perspectiva de ampliar a formação de sujeitos para esta e outras gerações.

Integrante da Resab em Alagoas, Cristianlex Soares, também faz uma avaliação positiva das oficinas como importante espaço de troca de experiências, além de estudo e discussões mais aprofundadas, as quais geraram proposições para o documento que “irá ajudar a Resab a intensificar suas ações, suas intervenções dentro dos estados”, aposta.

Saberes e Sabores

Durante toda a programação, o público contou com contribuições de Universidades do Semiárido, organizações da sociedade civil como a Asa, Cáritas, além de órgãos governamentais como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Educação de Juazeiro (BA). Feira de artesanatos, livros e produtos típicos da culinária regional foi também uma atração durante o evento que contou ainda com show (aberto ao público esterno) da banda Matingueiros na noite do dia 04.

A diversidade de atrações do evento buscou evidenciar as realidades também diversas do Semiárido, atentando para a importância da construção em rede e do engajamento da sociedade na luta pela consolidação deste modelo de sociedade alternativo ao atual. “Temos a clareza da construção de outro projeto de nação brasileira e esse projeto só vai existir quando a gente tiver políticas que respaldem e possibilitem essa construção”, considerou Lucineide Martins.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Carta política é lançada em encerramento de Seminário Nacional em Juazeiro (BA)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005