IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Formação de Educom é realizada com estudantes da EFA de Sobradinho

Formação de Educom é realizada com estudantes da EFA de Sobradinho

Educomunicação como prática libertadora, discussão sobre como a mídia aborda o Semiárido, importância da comunicação popular e comunitária, além de teoria e prática sobre fotografia e produção audiovisual foram alguns temas debatidos durante a oficina de Educomunicação realizada com estudantes da Escola Familiar Agrícola de Sobradinho (EFAS). A oficina teve como objetivo estimular os estudantes a utilizarem a Educom para defender seus direitos e os direitos de suas comunidades.

Sobre os conteúdos ministrados durante a oficina, a estudante Emily Gonçalves destaca que foi muito relevante aprender sobre como produzir conteúdo para as mídias sociais e como o monopólio de conteúdo acontece. Além disso, a estudante ressalta a importância de se comunicar. “Quando a gente não se comunica, o que a gente sabe não é passado, e o que a gente não sabe, não é aprendido. Se eu não falo com o outro, se eu não passo o que eu sei para o outro, ele não vai saber o meu ponto de vista (...) Então, a comunicação vem para mostrar o que é dito sobre tal tema e para mostrar a realidade de certo lugar, como o nosso Semiárido”, opina Emily.

A imagem parcial que a mídia geralmente mostra do Semiárido foi questionada pela estudante, Débora da Silva. “Ela [a mídia] só mostra a parte da estiagem, não mostra parte da chuva, não mostra a captação de água da chuva, não mostra as técnicas que hoje em dia são utilizadas para se conviver com o Semiárido”. Em consonância com a posição de Débora, o estudante Guilherme Cardoso expõe que a mídia deveria conhecer o Semiárido, conhecer a sua riqueza, a cultura e costumes para assim poder divulgar a região como ela realmente é.

O estudante César Souza, que gostou de aprender sobre as técnicas para produção de fotografia e vídeo, como luz e enquadramento, também fala sobre como a mídia mostra o Semiárido. “A gente vê uma imagem na televisão de um solo rachado, animais morrendo, pessoas passando fome, passando necessidade, mas na verdade não é simplesmente assim. A gente tem uma biodiversidade imensa, a gente tem a Caatinga, nosso bioma que é maravilhoso, tanto na sua fauna, quanto na sua flora (...) a gente tem também uma cultura muito linda (...) E a gente sabe que no Semiárido não falta água, falta justiça”, aponta o estudante.
A partir da experiência que vivenciou, César também destaca que pretende compartilhar com sua comunidade os conhecimentos que adquiriu. “Às vezes, as pessoas não têm essa oportunidade que eu estou tendo, aí vão se tornando pessoas alienadas. Acham que a vida é só aquilo que estão vendo na televisão ou no rádio. É importante eu estar levando isso para minha família, para minha comunidade e falar que eles têm que lutar pelos seus direitos, que têm que mostrar a realidade de vida deles e fortalecer ainda mais esse Semiárido maravilhoso que a gente vive”, afirma.

Assim, com a consciência de que a mídia apresenta um discurso distorcido sobre a região semiárida e com os conhecimentos adquiridos na oficina, os estudantes também podem divulgar nas mídias sociais, por exemplo, através de fotografias e vídeos, a verdadeira imagem do Semiárido, colaborando para a construção de uma nova representação deste lugar.

A oficina facilitada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) teve como maior parte do público as/os adolescentes estudantes da EFA de Sobradinho. As produções fotográficas e audiovisuais realizadas durante a oficina mostram belezas e possibilidades de Convivência com o Semiárido e serão apresentadas no I Workshop Nacional sobre Agroka’atinga no Semiárido Brasileiro, que acontecerá de forma virtual entre os dias 10 e 13 de novembro, através do canal TV EFA no YouTube.

Texto e foto: Eixo Educação e Comunicação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Formação de Educom é realizada com estudantes da EFA de Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005