IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Bahia fortalecem articulação

Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Bahia fortalecem articulação

Representantes de comunidades Fundo de pasto de Canudos, Curaçá e Uauá e regional de Senhor do Bonfim, juntamente com o IRPAA, CPT Centro Oeste e lideranças locais, realizaram na última semana do mês de maio reuniões e visitas, troca de experiências com as comunidades de Fecho de pasto nos município de Correntina e Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia.

O objetivo do intercambio era possibilitar a troca de experiência entre comunidades de fundo e fecho de pasto, o conhecimento das diferentes realidades vivenciadas, além das resistências e lutas dos povos e comunidades, na perspectiva de garantia de direitos que assegure a dignidade humana em harmonia com a natureza, em defesa dos seu territórios.

Valorizando o jeito próprio de produzir e reproduzir as relações sociais nas comunidades, o momento foi importante também para demonstrar o apoio às comunidades de fechos de pasto do Oeste da Bahia, uma vez que nos últimos anos e de forma mais intensiva nos últimos 6 meses tem sido muitas as investidas de grileiros e empresas ligadas ao agronegócio na tentativa de expulsar centenas de famílias de seus territórios e ampliarem as ações do agronegócio na região.


Fortalecendo a articulação entre as comunidades de fundo e fecho de pasto no estado da Bahia

 

Em cinco dias de atividades, foram visitadas mais de 20 comunidades de fechos de pastos, onde as mesmas relataram as situações 

enfrentadas e ouviram as experiências desenvolvidas pelas comunidades de Fundo de pasto da região norte da Bahia. Nos relatos, as famílias e lideranças apontaram que só existe cerrado e caatinga preservada nas áreas de fechos e fundo de pasto de domínio das comunidades.

O número de fechos de pasto na região Oeste da Bahia ainda é muito grande, porém não estão registrados na Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário - CDA. Outro elemento de relevância apontada pelas comunidades é a contribuição hídrica destas áreas de Fecho de pasto para o Rio São Francisco, uma vez que 30% de suas águas nascem dos fechos na região do cerrado.

 

Encaminhamentos

No final da visita foi realizado um encontro com as lideranças para dialogarem sobre o processo de regularização das terras, a relação com o Estado, Proposta de Emenda Constitucional – do Artigo 178 da Constituição Baiana, contrato de concessão real de uso, visitas da Coordenação de Desenvolvimento Agrário na região e encaminhamentos sobre audiência a ser realizada na região para discutir os conflitos agrários instalados nas comunidades de Fechos.

Foi acordado também que todas as decisões referente a regularização das Comunidades de fundo e fecho de pasto, deverá ser feita de forma coletiva entre as diversas comunidades e com a Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto. Também foi avaliado pelos participantes que as comunidades de Fundo e Fecho de pasto ficam mais fortalecidas com a realização das trocas de experiências, reuniões e visitas.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Bahia fortalecem articulação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005