IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro de Pró-Reitores de Extensão do NE pauta Educação Contextualizada ao Semiárido

Encontro de Pró-Reitores de Extensão do NE pauta Educação Contextualizada ao Semiárido

Na manhã dessa sexta-feira (28), aconteceu no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale São Francisco, campus de Juazeiro, a Conferência “Convivência com o Semiárido: a importância da educação contextualizada para a adoção das tecnologias sociais”, como parte da programação do XLII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Nordeste - FORPROEX-NE.

A conferência foi mediada por Edineusa Ferreira, colaboradora do Irpaa, que apresentou o contexto histórico e geográfico Semiárido, as especificidade e particularidades climáticas da região. Também pontou as políticas públicas assistencialistas que foram criadas para o Semiárido, as quais até hoje persistem em ser aplicadas, reforçando o discurso do “combate à seca”. Para contrapor esses métodos, Edineusa falou sobre a proposta de Convivência com o Seminário defendidas pelo Irpaa, a qual contempla o acesso à terra, criação de animais apropriados, captação e armazenamento de água da chuva, o beneficiamento das frutas típicas da região, entre as demais práticas apropriadas para o Semiárido.

Outra ação que vem contribuindo para uma nova visão e transformação do Semiárido é a educação contextualizada com o Semiárido, que é de suma importância para o reconhecimento e valorização do povo sertanejo e das potencialidades do Semiárido. De acordo com Edineusa, “a educação contextualizada trabalha a partir do local, para interagir com o global”, se fazendo necessária essa interação e diálogo com as universidades, considerando esses espaços como estratégicos para unir forças na efetivação da educação contextualizada à região, comento Edineusa.

Para as/os participantes da conferência, a explanação de Edineusa provoca diversas reflexões, como a importância de conhecer a realidade local na construção das políticas públicas, a interação das comunidades com as universidades e instituições de ensino e demais inquietações. O Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedro Rocha, comenta que esse “dialogo entre o conhecimento acadêmico e conhecimento popular tem um benefício para todos os lados, benefício para universidade que tem um sopro de novidades nas suas abordagens acadêmicas e um interesse para as áreas sociais”.

Em sua fala, Edineusa convidou as Universidades para contribuírem na produção de materias contextualizados, junto com as editoras que elas trabalham, de forma que possam elaborar novas propostas para produzir materias regionalizados, que abordem essa região como de fato ele é.

XLII - FORPROEX-NE


O Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Nordeste é um espaço para debater e articular proposições políticas acadêmicas para projetos de extensão, considerando a interação dos conhecimentos construídos na academia com os conhecimentos e saberes populares, que possam contribuir na transformação social. Durante os três dias do XLII - FORPROEX-NE aconteceram diversas conferências, mesas redondas, apresentações culturais, exposições de matérias produzidas pelas Universidades da região. O evento começou no dia 26 e vai até o final do dia de hoje.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro de Pró-Reitores de Extensão do NE pauta Educação Contextualizada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005