IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores e agricultoras avaliam a assessoria de Ater em suas comunidades

Agricultores e agricultoras avaliam a assessoria de Ater em suas comunidades

A organização social, fortalecimento das comunidades, a troca de conhecimento, as orientações na criação e manejo das cabras, ovelhas e galinhas, as práticas de forragem, o acesso ao fomento, são algumas das contribuições da assessoria técnica, conquistadas pelos agricultores e agricultoras acompanhados pelo Irpaa, através do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural, com recursos do governo do estado.

Os pontos positivos da assessoria técnica realizada em Sobradinho, Sento Sé e Casa Nova, foram avaliados por membros das comunidades desses municípios, que ao longo de um ano, participaram de cursos, seminários, dias de campo, visitas técnicas. Outra colaboração da equipe técnica foi na elaboração de projetos produtivos para as famílias aplicarem os fomentos recebidos. Além das conquistas, as/os agricultores/as socializaram os pontos negativos do projeto e as dificuldades vivenciadas no dia a dia das famílias e suas expectativas acerca da continuidade da assessoria.

O curto prazo de acompanhamento técnico, a descontinuidade do trabalho de assessoria, a necessidade de aumentar a quantidade de famílias assessoradas, são alguns dos pontos vistos como negativos para as famílias, diagnóstico construído a partir de trabalhos em grupos. Também foi ressaltada a carência das comunidades no acesso às políticas públicas, a exemplo de educação e saúde de qualidade, a garantia ao acesso à água e energia elétrica, a estradas e mercados para comercializar os produtos derivados da agricultura familiar.

Durante atividade coletiva de encerramento do projeto de Ater através do governo Estadual, a agricultora Genilde Maria de Castro, moradora da comunidade do desengano, no interior de Sento-Sé, relatou que o Irpaa vem contribuindo levando informação e conhecimento para a comunidade: “eu quero formar um grupo de mulheres para aprender a fazer sequilhos e outras coisas, assim vamos dar continuidade no trabalho do projeto”, afirma a agricultora.

Seu José Ribeiro Araújo, agricultor do município de Sobradinho, complementa a fala de Genilda, pontuando que as orientações dos técnicos junto com as tecnologias sociais de armazenamento e captação de água da chuva, têm permitido que os/as agricultores/as desenvolvam atividades em suas propriedades. “Se o Irpaa não tivesse dando fé do pequeno agricultor, nós não estávamos no interior não, nós estávamos “relando” uma diária de serviço na cidade”, disse Seu José.

Atuação Integrada do Irpaa


Durante a avaliação dos/as agricultores/as e da equipe técnica, foi pontuada a importância e contribuições na integração do programa de construção de tecnologias sociais de armazenamento e captação de água da chuva, das mini-fábricas de beneficiamento de frutas, das casas de rações, do projeto recaatingamento desenvolvido pelo Irpaa, com as ações do projeto de Ater, fortalecendo dessa forma as práticas de Convivência com o Semiárido nessas comunidades. “O projeto do Irpaa é consolidar a proposta de Convivência com o Semiárido, e não apenas o projeto do Ater, do P1 +2 ... ou demais projetos presentes nas comunidades”, afirma André Luiz Lopes, coordenador do Projeto Ater.

O Agricultor Julio de Souza Passos, morador de comunidade Fundo de Pasto em Casa Nova, pontua que o Irpaa junto com demais entidades, “incentiva a gente em permanecer e defender o Fundo de Pasto, que é onde a gente convive e tira todo o sustento do dia a dia das famílias”, relata o agricultor.

Proposições

Os/as agricultores/as e entidades demonstraram a necessidade de acessar as tecnologias de captação de água da chuva para consumo humano e produção animal, ter a continuidade da assessoria técnica e abranger para demais comunidades, fortalecimento das atividades da agricultura familiar, acessar mercados para escoar produtos oriundos dos/as pequenos/as agricultores/as, fortalecimento das casas de rações, das mini-fabicas de beneficiamento de frutas da Caatinga e do projeto de criação de galinhas.

Este projeto de Ater acompanhou 480 famílias distribuídas nos municípios de Sobradinho, Sento Sé e Casa Nova no período de 2014 a 2015. De acordo com André Luiz, o Irpaa está aguardando o lançamento do edital para concorrer uma nova chamada pública.. Além desta, outras atividades coletivas de encerramento do Ater Estadual estão sendo realizadas nos municípios de Curaçá, Canudos e Juazeiro.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores e agricultoras avaliam a assessoria de Ater em suas comunidades

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005