IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido acontece em Juazeiro (BA)

Seminário Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido acontece em Juazeiro (BA)


Entre os dias 03 e 05 de dezembro, Juazeiro (BA) sediará o Seminário Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Seminário, evento que irá reunir educadores/as, pesquisadores/as, gestores públicos, estudantes, representantes de movimentos sociais de diversos estados da região semiárida para discutir as conquistas e avanços concretos desta luta política que vem se fortalecendo nos últimos anos.

Com o propósito de contribuir para consolidação de uma proposta político-pedagógica de educação para o Semiárido, que respeite e valorize o contexto, as identidades, a cultura e a diversidade da região, a programação contará com palestras, oficinas, debates, apresentação de experiências, que possam embasar a construção e/ou o fortalecimento de políticas públicas de educação no Semiárido brasileiro.

Realizado pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária (Irpaa), esta edição contará com a participação de organizações como o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Cáritas, Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), além de representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/Mec), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Universidades de estados como Paraíba, Piauí e Bahia.

De acordo com Edileuza Silva, uma das colaboradoras do Irpaa que integra a Comissão Organizadora, o seminário surge com a intenção de aprofundar o debate acerca da educação para Convivência com o Semiárido, por isso contará com a dimensão teórica, com as discussões, e prática, no âmbito da socialização de experiências. “Considerando o tempo, o curso da caminhada, hoje a gente já fala de aprofundamento porque muita coisa já foi dita”, explica Edileuza referindo-se a necessidade de pautar políticas efetivas para esta área.

Sede do evento

Além do município de Juazeiro ser, geograficamente, central para as demais regiões do Semiárido, é também, politicamente, uma referência para esta discussão. “É de onde emerge esse debate, essa reivindicação, essa insurgência da educação para Convivência com o Semiárido”, lembra Edileuza.

As atividades vão acontecer no Centro de Cultura João Gilberto, das 08h às 19h e o público contará ainda com lançamentos e feiras de livros, exposição de materiais didáticos e paradidáticos, cordéis, além de noites culturais com atrações musicais da região, a exemplo do grupo Matingueiros que encerrará o evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento (www.ecsab.com.br), onde também pode ser acessada a programação completa. Já estão confirmadas caravanas de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba, além de regiões da Bahia.


Serviço

O quê: Seminário Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido
Quando: de 03 a 05 de dezembro de 2013
Onde: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro/BA


Contatos para informações

Irpaa: (74) 3611-6481
Resab: (74) 8803-9198


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido acontece em Juazeiro (BA)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005