IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

MST e especialistas pedem apoio ao Papa para o fim dos transgênicos no Brasil

MST e especialistas pedem apoio ao Papa para o fim dos transgênicos no Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) enviou abaixo-assinado, em parceria com especialistas em biogenética, para o Vaticano pedindo o apoio do papa Francisco para a proibição do cultivo e produção de sementes transgênicas no Brasil. O documento foi apresentado ontem (6) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e encaminhado para o Vaticano. Reportagem sobre o tema foi ao ar na edição de ontem do Seu Jornal, da TVT.

Rubens Onofre Nodari, especialista em biossegurança e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da elaboração do documento e explicou que o texto menciona os resultados de várias pesquisas mundiais apontando os efeitos danosos dos transgênicos para a saúde humano e o meio ambiente. "No âmbito público, o debate sobre transgênicos se tornou muito restrito. Se conseguirmos que a Igreja (Católica) se envolva, quem sabe possamos sensibilizar outros setores da sociedade."

O professor da USFC afirma que segundo pesquisa realizada pela universidade, 10% dos pequenos agricultores brasileiros não sabem se as sementes que plantam são alteradas ou não. Nodari lembra que há uma prática milenar entre os agricultores de troca de sementes e isso propicia a disseminação dos transgênicos.

 

Nos estudos, os danos causados pelo consumo de alimentos geneticamente modificados incluem a resistência a antibióticos, propensão ao surgimento de novos vírus e bactérias, ou ainda de mutações que podem causar o câncer. Segundo João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, o documento deve ser utilizado como subsídio não só para a comunidade científica, mas por todos que se interessam pelo tema.
O integrante da direção nacional do MST acrescenta que há várias razões pelas quais movimentos sociais ligados à agricultura se opõem aos transgênicos. "Os transgênicos permitem que as empresas se apropriem das sementes, que são um patrimônio da humanidade", considera.

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, afirma que o papa tem interesse pelo tema. "Nós sabemos que ele realmente estuda os documentos, ele se debruça e procura depois também ouvir muito e tomar a suas decisões", diz.

Disponível em CPT Juazeiro


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

MST e especialistas pedem apoio ao Papa para o fim dos transgênicos no Brasil

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005