IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Conferencia em Juazeiro discute Economia Solidária

Conferencia em Juazeiro discute Economia Solidária

 

 

 



Experiências de pequenos empreendedores dos municípios da região do Território do Sertão do São Francisco (Curaçá -Casa Nova - Canudos – Campo Alegre de Lourdes - Juazeiro –Remanso – Sobradinho –Sento-Sé - Pilão Arcado e Uauá) foram amplamente discutidas durante a Conferencia Territorial do Sertão do São Francisco realizada nos dias 22 e 23 abril no Hotel Rio Center em Juazeiro – BA.

O encontro discutiu avanços, limitações e perspectivas acerca dos empreendimentos da Economia Solidária na região. Segmento representado basicamente por pequenos agricultores que juntos se tornam grandes a partir de sua articulação em redes e grupos. Um setor da economia que através da agricultura família, visa uma melhoria da qualidade de vida das pessoas através um jeito de produzir e comercializar que se opõe a toda a forma meramente capitalista baseada na exploração e degradação dos recursos naturais.

Além das representações dos agricultores, a Conferência contou com a participação de representantes do Fórum Baiano de Economia Solidária e da Superintendência de Economia Solidária, órgão estadual vinculado a Secretaria Emprego Trabalho Renda e Esporte – SETRE.  

Os empreendimentos de Economia Solidária apoiados por entidades sociais que atuam na lógica da Convivência com o Semiárido também proporcionam uma melhor qualidade na alimentação e conseqüentemente na vida das pessoas a partir da oferta de produtos naturais, cujo processo de produção e de comercialização são feitos de forma participativa e organizada em grupos e cooperativas, o que fortalece a dinâmica desse trabalho onde os resultados são distribuídos de forma igualitária.

Para Miroval Ribeiro, representante da Rede Sabor Natural do Sertão, as propostas e experiências de Economia Solidária devem ser efetivadas como políticas públicas de desenvolvimento local porque o estado deve também assegurar formas de manter a qualidade de vida das pessoas: “as políticas públicas devem ser colocadas cada vez mais em beneficio da sociedade. Mesmo que seja necessário modificar pontos da legislação que não contribuem para o incentivo da Economia Solidária, a exemplos dos atuais processos de certificação de produtos oriundos da agricultura familiar. E que os empreendimentos do setor sejam melhores estruturados de modo a favorecer os pequenos produtores, para isso, se faz necessário criar bases de serviços que apõem a produção e a comercialização desses produtos nos municípios do território. Conclui Miroval.

A Conferência constitui-se como um espaço democrático e de formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da Economia Solidária. As propostas apresentadas e discutidas nos fóruns do Sertão do São Francisco deverão ser aprofundadas nas Conferencias Estadual e, principalmente Federal prevista para acontecer em maio deste ano.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conferencia em Juazeiro discute Economia Solidária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005