IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Teatro popular nas Feiras da região é instrumento de mobilização das comunidades Fundo de Pasto

Teatro popular nas Feiras da região é instrumento de mobilização das comunidades Fundo de Pasto

A linguagem teatral é a mais nova aposta para mobilizar as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto do Sertão do São Francisco para se organizarem diante do prazo (31 de dezembro de 2018) para certificação da comunidade e regularização de suas áreas estabelecido pela lei 12.910/2013. No município de Uauá, foi no meio da Feira desta semana que um grupo de artistas populares levou esta mensagem para todos/as feirantes e consumidores/as, ao tempo em que houve também panfletagem.

A iniciativa é do Irpaa e da Articulação Regional de Fundo de Pasto que, junto com outras organizações, vem intensificando o trabalho de mobilização das comunidades, chamando atenção para a necessidade do auto-reconhecimento enquanto comunidade tradicional, para assim solicitar a certificação junto à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi.

Outros municípios da região irão receber o grupo teatral durante os dias de feira. Na próxima segunda (24) é a vez de Curaçá, momento em que será possível tirar as dúvidas a respeito do processo de organização da comunidade, além do público presente na feira poder apreciar as apresentações que são feitas com base no teatro de rua, onde as/os espectadores muitas vezes acabam fazendo parte do espetáculo.

Segundo a colaboradora do Irpaa, Maria Oberhofer, é preciso utilizar diversas formas de mobilização e certamente este trabalho nas feiras contribui para informar e mobilizar as famílias das comunidades rurais. Além dessas encenações, as entidades também vem realizando reuniões nas comunidades, encontros, seminários e divulgalção de materiais informativos e nos meios de comunicação.

escolha da Feira para esta atividade é justamente por ser um espaço popular que reúne muitas pessoas das comunidades rurais e reafirma a importância destas comunidades tradicionais para a economia do município, uma vez que boa parte dos produtos comercializados nas feiras são oriundos do campo.

Além de chamar atenção para o prazo imposto pela lei baiana para a certificação da comunidade tradicional e regularização das áreas coletivas, a apresentação teatral também evidencia algumas ameaças que as comunidades Fundo de Pasto sofrem, a exemplo das empresas de mineração, que visam as terras das comunidades para fins de exploração ao tempo em que impactam o jeito de viver.
 

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Teatro popular nas Feiras da região é instrumento de mobilização das comunidades Fundo de Pasto

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005