IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ex-estudantes da República do IRPAA participam de reencontro na Vargem da Cruz

Estudantes_irpaa

Histórias para contar, abraços e recordações marcaram o fim de semana dos ex-estudantes da República do IRPAA. O reencontro aconteceu durante o IIIº Encontro de Ex-Alunos da instituição, que aconteceu entre 07 e 09 de novembro, na Vargem da Cruz. A reunião contou com a participação de cinqüenta, dos setenta ex-integrantes da república, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de jovens da zona rural oferecendo moradia e complemento na formação escolar.

Na bagagem de cada um, os acontecimentos dos últimos anos, histórias de vida, família, filhos, casamentos, crescimento profissional e a saudade de um período em que juntos formavam uma grande família. De todos os encontros desde 2006, este foi o maior promovido pelos estudantes. A participação da grande maioria dos integrantes tem uma razão especial, trazer maior sustentabilidade a república e garantir a continuidade do programa, para que outros jovens possam ser beneficiados.

Atualmente, os estudantes e moradores da Vargem da Cruz recebem auxílio especial da entidade alemã Brasilien Initiative Nordestino- e.V., que cobre parte dos custos dos estudantes e ainda oferece uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo por mês a 12 integrantes do programa.

Entre os novos planos dos ex-estudantes da República do IRPAA está à criação de uma cooperativa de técnicos agrícolas. Com a consolidação de uma cooperativa, além de promover maior inserção no mercado de trabalho dos técnicos e técnicas especializados em Convivência com Semi-Árido, será possível ajudar financeiramente os atuais estudantes com a continuidade e melhoria do projeto.

Para Moisés Inácio Rios, ex-morador da república, a experiência adquirida durante o período em que esteve inserido no programa foi o grande diferencial em sua vida. “Quando cheguei aqui sonhava em ter o curso técnico para ajudar minha família e proporcionar melhores condições de vida a eles. Desde o momento em que cheguei ao IRPAA pude perceber práticas de convivência com o Semi-Árido que enriquecerem ainda mais minha formação”.

Atualmente Moisés trabalha como técnico em agropecuária na Cooperativa de Crédito de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia-ASCOOB, no município de Serrinha. Para o futuro, Moisés ainda guarda antigos planos. “Não pretendo deixar de trabalhar na área e ainda tenho meus sonhos. Agora vou concluir meus estudos de graduação em administração para contribuir com o fortalecimento das entidades que auxiliam o pequeno produtor”.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ex-estudantes da República do IRPAA participam de reencontro na Vargem da Cruz

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005