IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes do Cetep participam de Dia de Campo no Centro de Formação do Irpaa

Estudantes do Cetep participam de Dia de Campo no Centro de Formação do Irpaa

 No último dia 12 aconteceu Intercâmbio das/dos estudantes do curso de agropecuária do Cetep (Centro Territorial de Educação Profissionalizante), no centro de formação Dom José Rodrigues, conhecida como roça do Irpaa. O intuito foi a troca de experiências e a participação em algumas práticas.

A atividade teve início com uma roda de apresentação de todos e todas estudantes e contando um pouco sobre a história da instituição. Em seguida foi feito a prática do sal vermífugo, vitamínico e o iodo, ambos com ingredientes encontrados na Caatinga. Aproveitando o ensejo, o professor Arilson mostrou como fazer a castração dos animais e como identificar a idade de um animal através dos dentes.

Estudantes da Efag (Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves), que estão realizando estágio no Centro de Formação, demonstraram como fazer o casqueamento do animal, explicando qual a finalidade desse manejo. Os próprios estudantes colheram as forragens para fazer o feno e a silagem. A ideia dos educandos que residem na República mantida pelo Irpaa é levar o conhecimento para todos/as, comprovando com experiências que viver no Semiárido é possível, tirando da própria Caatinga o alimento para o rebanho e gerando renda para a família.

Para a estudante Thaylyny Gomes da Rocha Santos, do curso técnico de Agropecuária, “a importância dessa aula faz com que nós alunos do Cetep, viemos aprimorar ainda mais o nosso conhecimento para se tornar um bom técnico agropecuária. O Irpaa mais uma vez vem dando esse suporte quando necessitamos de aula prática, onde os estudantes da República nos fornecem o conhecimento de acordo com o que eles fazem”. A estudante diz que “também aprendemos como castrar um caprino e como produzir os vermífugos naturais, a silagem de capim elefante e feno de leucena e demais atividades. Agradeço ao Irpaa por está contribuindo para o nosso formação”. A estudante ressalta a importância desses momentos como uma forma de aprimorar ainda mais o conhecimento voltado para essa área.

Texto e foto: Camila Santos e Paulo Queiroz (Estudantes Repúlica)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes do Cetep participam de Dia de Campo no Centro de Formação do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005