IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Central da Caatinga inaugura Armazém em Juazeiro

Central da Caatinga inaugura Armazém em Juazeiro

 A Praça do Jacaré, no Centro de Juazeiro (BA), está recebendo o mais novo espaço de comercialização de produtos da Agricultura Familiar, o Armazém da Central da Caatinga. O evento acontecerá no próximo dia 06 de março, a partir das 15h, com abertura oficial do espaço, degustação de produtos e apresentações culturais.

A Central da Caatinga existe formalmente desde 2016 e reúne cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e/ou beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável da Caatinga ou da produção apropriada, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido.

Para o atual presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro dos Santos, o principal objetivo da entidade é facilitar a comercialização de toda produção das cooperativas e grupos, fortalecendo assim a presença da agricultura familiar nos diversos mercados e garantindo renda para as famílias envolvidas.

Após a inauguração, estarão disponíveis em horário comercial, produtos diversos como queijos de leite de cabra, derivados de frutas da Caatinga como umbu, maracujá do mato, licuri, além de mel de abelha, carne de caprinos e ovinos, galinha, peixe, ovos, polpas de frutas, hortaliças, etc. A variedade de bebidas como cervejas artesanais, licores e cachaças feitas a partir de produtos da Caatinga, também será um atrativo da loja, que contará também com a venda de artesanato, tendo como matéria-prima a madeira, barro, tecido, materiais reciclados, entre outros.

A Rede Mulher, que congrega diversos grupos produtivos do Sertão do São Francisco, demonstrou a expectativa com o novo espaço. Jaciara Ladislau, que integra a Rede, disse que essa será mais uma oportunidade que os empreendimentos estão tendo e que vai reanimá-los. Ela destaca que é um novo mercado, pois alguns grupos costumavam vender em maior quantidade para mercados institucionais, porém com o corte no orçamento de Programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a economia solidária tem sido impactada.

O novo espaço será um local fixo e de fácil acesso para a população, mais uma porta aberta para garantir o escoamento da produção, conforme expressa Raimundo Arcanjo, da comunidade de Curral Novo, em Massaroca, interior de Juazeiro. A comunidade possui uma Mini-Fábrica de beneficiamento e tem comercializado derivados do umbu, maracujá da Caatinga e tamarino.

Segundo Adilson Ribeiro, produtos de outras regiões também poderão ser encontrados no Armazém, o que se efetivará a partir de parcerias, a exemplo da que já foi firmada com a Central do Cerrado, oportunizando assim ao consumidor ter acesso a produtos da Agricultura Familiar típicos de outras regiões e com a mesma proposta de sustentabilidade ambiental e social.

O Armazém contará com a gestão da Central da Caatinga e com diversos apoios e parcerias, como: Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Projeto EcoForte/Fundação Banco do Brasil, Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD, Governo da Bahia, através do Pró-Semiárido/CAR/FIDA e Governo Federal, por meio do BNDES.

Texto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Central da Caatinga inaugura Armazém em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005