IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro promove intercâmbio entre agricultores/as de Juazeiro e visitantes internacionais

Encontro promove intercâmbio entre agricultores/as de Juazeiro e visitantes internacionais

O primeiro intercâmbio intermunicipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), realizado pelo Irpaa, promoveu um momento único de troca de experiências entre agricultores/as de Juazeiro-BA e representantes de organizações internacionais, vindos de países africanos e asiáticos. O encontro aconteceu na comunidade de Mucambo, em Riachão do Jacuípe-BA, onde os dois grupos conheceram as práticas do agricultor Abelmanto Carneiro.

Rosana Alves, 35 anos, que mora na comunidade Marí dos Sérvulos, em Juazeiro, exalta a oportunidade de dialogar com pessoas de países que têm territórios áridos e semiáridos. “Foi um momento maravilhoso onde a gente conseguiu aderir experiências deles e eles levarem experiências nossas para implantar lá. Espero que a gente tenha outras oportunidades dessa para obter mais conhecimento e colocar em prática”, comenta a agricultora.

Além do aprendizado obtido com os estrangeiros, Rosana promete colocar em prática também o que viu no sítio de Abelmanto. “Adquiri bastante conhecimento que vou implantar lá na roça onde eu moro. Com fé em Deus quando vocês forem lá em casa vão ver tudo isso”, assegura.

Segundo a agricultora, o que mais chamou sua atenção foi o sistema de irrigação (gotejamento por gravidade), o desenvolvimento de bombas e as diversas formas de captação, armazenamento e uso eficaz da água de chuva.

Participação em Simpósio

A turma de beneficiários/as seguiu viagem para Feira de Santana - BA, onde participou do último dia do 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva. No evento, as/os agricultoras/es puderam presenciar a socialização de experiências de quatro agricultores experimentadores. Os quatro agricultores utilizam tecnologias sociais para armazenar água da chuva e produzir alimentos, melhorando a alimentação da família e aumentando a renda.

Texto e Foto: Colaborador do Irpaa ( Álvaro Luiz)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro promove intercâmbio entre agricultores/as de Juazeiro e visitantes internacionais

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005