IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Oficina sobre venda de animais para o PAA reúne mais de 100 pessoas em Juazeiro

Oficina sobre venda de animais para o PAA reúne mais de 100 pessoas em Juazeiro

Devido aos impactos da estiagem na caprinovinocultura da região, muitos produtores/as familiares estão com dificuldade de continuar obtendo sua renda a partir do abatimento dos animais, bem como de manter o rebanho. O preço da ração está cada vez mais alto e a média de preço do quilo do animal (em pé) varia entre oito e nove reais no Território Sertão do São Francisco, segundo relato de criadores e criadoras que participaram da I Oficina para Compra Emergencial da Caprinovinocultura da Agricultura Familiar do Território Sertão do São Francisco para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

O evento contou com mais de 100 pessoas dentre estas criadores/as, secretários de agricultura e outros membros das prefeituras dos municípios do Território, representantes de associações, sindicatos e instituições que prestam assessoria técnica na região. A oficina esclareceu os procedimentos para as/os produtores/as venderem a carne de caprinos e ovinos para o PAA através de uma medida executada com recursos já disponibilizados pelo governo via Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

A ação surge em caráter de emergência devido ao momento de estiagem, no entanto, as/os participantes destacam a necessidade desta ser uma política permanente, conforme propôs o produtor e técnico em agropecuária Adelson Matos, do município de Canudos. Adelson destaca a viabilidade da prática da caprinovinocultura na região, sobretudo nas áreas de Fundo de Pasto e reivindica também a necessidade do incentivo permanente à alimentação do rebanho.

Sem discordar, o criador Pedro Duarte, da comunidade de Cachoerinha, distrito de Juremal, em Juazeiro, destaca que além da compra direta ao produtor via associação, é urgente pensar também na manutenção do rebanho: “o que está precisando é apoio dos governos para comprar ração pra que a gente continue criando, senão daqui a três ou quatro meses não tem mais nada”, pontua.

A intenção da CONAB, de acordo com Guilherme Cerqueira, consultor do MDA presente no evento, é garantir a manutenção do preço, pois a tendência é baixar se os produtores continuarem vendendo para atravessadores, uma vez que a dificuldade de acesso a água e a alimentação para o rebanho nas comunidades rurais está cada vez mais difícil neste período de estiagem prolongada.

 

Doação Simultânea


A venda de produtos da Agricultura Familiar para o PAA não requer processo licitatório, porém uma das exigências é de que toda a produção seja inspecionada. No Território Sertão do São Francisco até então não há registro de compra de carne da caprinovinocultura pela CONAB, esta medida viabilizará a compra dos caprinos e ovinos ao valor de R$ 9,50 por quilo da carne abatida. O custo atual para abatimento no matadouro de Juazeiro é de R$ 0,80 por quilo, com a proposta apresentada este valor seria mantido ou mesmo reduzido, visando a garantia da renda para as/os produtores/as familiares.

O sistema de doação simultânea é uma das modalidades de compra da CONAB que viabiliza as/os agricultores familiares entregarem o produto diretamente para órgãos públicos como hospitais, casas de apoio, associações carentes ou mesmo venda para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

 

Encaminhamentos


A partir do momento em que as associações dispuserem da carne de caprino ou ovino legalizada, as propostas devem ser encaminhadas à CONAB, que aprova e autoriza a entrega. No Território Sertão do São Francisco, entidades como EBDA, Irpaa, Sasop e Coopercuc ficarão responsáveis pela assessoria às associações que apresentarem interesse em acessar o programa.

Cada município deverá realizar uma agenda de reuniões para definir que entidades irão fornecer e receber a produção, assim como deverão elaborar cronograma de entrega, dialogar com os abatedouros, levantar custos de logística.

Esta ação é uma iniciativa da CONAB, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, através da Superintendência de Agricultura Familiar, e de organizações como o Irpaa, Sasop e EBDA que prestam assessoria técnica no Território Sertão do São Francisco.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Oficina sobre venda de animais para o PAA reúne mais de 100 pessoas em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005