IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro evidencia mudanças na produção animal do Semiárido Sergipano

Encontro evidencia mudanças na produção animal do Semiárido Sergipano

Porto da Folha, município que chove em média 548 mm/ano, é um dos maiores produtores de leite bovino do estado de Sergipe. Com a produção baseada na compra de ração e, em muitos casos, compra de água, as famílias percebem a cada dia que a produção nesses moldes é inviável.

Segundo Samuel Pereira, da Direção Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, a criação de bovinos “não é adaptada a realidade” da região. “A gente passa por um período longo de estiagens e nesse período vários camponeses são obrigados a vender seu rebanho e depois comprar novamente”, explica Samuel.

O membro do MPA conta que hoje o leite “é entregue a atravessadores e grandes laticínios da região”. De acordo com Samuel, “quando os laticínios chegaram tinham muitas fabriquetas que compravam o leite dos camponeses. Os grandes laticínios chegaram botando um preço maior”, conta ele. O preço mais alto atraiu as/os agricultoras/es e aos poucos as pequenas fábricas fecharam explicou Samuel.

Hoje, “boa parte do leite está concentrado nas mãos de dois grandes laticínios que dizem o preço do produto. A gente vive nas mãos dos atravessadores e não tem nem o direito de dizer o preço da nossa produção... A gente sofre muito nas estiagens com a criação de gado, o preço do leite é baixo, tem período que chega a R$ 0,60”, reclama Samuel.

Provocadas pelo MPA, algumas famílias já estão tentando mudar a lógica de produção, reduzindo o número de animais de grande porte enquanto fortalecem a criação de cabras, ovelhas e galinhas. Essa mudança parece estar se consolidando, tanto que durante o Encontro Municipal do Projeto Semiárido Produtivo, em Porto da Folha, as famílias indicaram como possibilidade de investimento coletivo o fortalecimento da criação de galinhas.

O projeto visa atender prioritariamente as mulheres, uma delas é a agricultora Maria Aparecida da Silva, da comunidade Lagoa da Volta, que acredita que o investimento deve ser na criação de galinhas, “todas as mulheres [beneficiárias do projeto] têm galinhas… É a renda da mulher”, complementa.

Nas três comunidades onde há atuação do projeto, neste município, as famílias já têm o costume de criar galinhas. Algumas pessoas relatam que até melhoraram a comercialização utilizando as redes sociais. Com isso a demanda aumentou a ponto das famílias não conseguirem atender totalmente o mercado.

O desfaio apontado pelas famílias com a criação de galinhas é a dependência com a ração industrializada. Para Clérison Belém, colaborador do Irpaa, as famílias têm “uma salada no quintal”, se referindo a diversidade de plantas cultivadas: andu, girassol, leucena, gliricídia, sorgo, mandioca, palma, hortaliças, frutas etc. Na sua avaliação de Clérison todos estes cultivos podem ser utilizados na alimentação das aves. O colaborador do Irpaa diz ainda que é preciso tornar comum a “prática de desidratação das plantas para produção de farelo”, destaca ele.


Articulação

Um dos objetivos da equipe do Irpaa é articular ações do projeto com outras políticas públicas. De acordo com Ana Cristina, assessora produtiva, em Alagoas e Sergipe, durante os encontros municipais “foi feito o planejamento de futuras atividades, ouvimos demandas para as oficinas temáticas que nós teremos. Por onde passamos, fizemos o diálogo com os parceiros locais, com gestores municipais e estaduais, com a assessoria técnica dos municípios. Ampliamos esse debate para além das comunidades onde está o projeto”, revela Ana Cristina.

No encontro de Porto da Folha estiveram presentes as famílias beneficiadas, a equipe do Irpaa, secretarias estadual e municipal de agricultura, além da Federação de Associações do município e o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA.

O Projeto Semiárido Produtivo é uma realização do Irpaa, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Texto e foto: Comunicação do Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro evidencia mudanças na produção animal do Semiárido Sergipano

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005