IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

 

Desertificação, aquecimento global, escassez acentuada dos recursos hídricos, foram algumas das questões discutidas durante o Seminário Sobre Mudanças Climáticas que aconteceu entre os dias 25 a 27 de maio em Petrolina, sertão de Pernambuco.
 
O evento foi promovido pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social em parceria com a Articulação no Semiárido – ASA, e reuniu pessoas de diferentes regiões do país, principalmente do Nordeste. Os participantes em sua maioria eram agentes sociais e membros de organizações que desenvolvem programas de mobilização voltados para melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas como a caatinga, por exemplo.
 
O assessor do Fórum, Ivo Poleto, afirmou que a ideia central do evento foi identificar e discutir práticas de produção e consumo, e outras posturas, que provocam efeitos negativos no ecossistema semiárido, sobretudo na agricultura e outras práticas de produção do povo desta região. Poleto lembra que as ações conjuntas dos movimentos sociais, tiradas a partir do seminário, podem fazer grande diferença na luta contra as práticas e atitudes que geram as mudanças climáticas na região.
 
Como exemplo de iniciativas com este objetivo, o diretor da Ong Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho, lembra que os sinais de desertificação e mudanças no regime de chuva na região do Araripe são percebidos como resultados da mudança climática, por isso, a organização promove práticas de produção sustentável na intenção de reverter esse processo muito preocupante para todo o Semiárido.
 
Representantes de entidades e movimentos que luta por uma Convivência Sustentável no Semiárido assumiram compromissos de provocar outras organizações e o próprio governo no sentido de rever leis, programas e planos nacionais que ainda não cumprem devidamente suas premissas de contribuir com a sustentabilidade dos recursos naturais fortemente ameaçados em todo o país.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005