IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

 

Desertificação, aquecimento global, escassez acentuada dos recursos hídricos, foram algumas das questões discutidas durante o Seminário Sobre Mudanças Climáticas que aconteceu entre os dias 25 a 27 de maio em Petrolina, sertão de Pernambuco.
 
O evento foi promovido pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social em parceria com a Articulação no Semiárido – ASA, e reuniu pessoas de diferentes regiões do país, principalmente do Nordeste. Os participantes em sua maioria eram agentes sociais e membros de organizações que desenvolvem programas de mobilização voltados para melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas como a caatinga, por exemplo.
 
O assessor do Fórum, Ivo Poleto, afirmou que a ideia central do evento foi identificar e discutir práticas de produção e consumo, e outras posturas, que provocam efeitos negativos no ecossistema semiárido, sobretudo na agricultura e outras práticas de produção do povo desta região. Poleto lembra que as ações conjuntas dos movimentos sociais, tiradas a partir do seminário, podem fazer grande diferença na luta contra as práticas e atitudes que geram as mudanças climáticas na região.
 
Como exemplo de iniciativas com este objetivo, o diretor da Ong Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho, lembra que os sinais de desertificação e mudanças no regime de chuva na região do Araripe são percebidos como resultados da mudança climática, por isso, a organização promove práticas de produção sustentável na intenção de reverter esse processo muito preocupante para todo o Semiárido.
 
Representantes de entidades e movimentos que luta por uma Convivência Sustentável no Semiárido assumiram compromissos de provocar outras organizações e o próprio governo no sentido de rever leis, programas e planos nacionais que ainda não cumprem devidamente suas premissas de contribuir com a sustentabilidade dos recursos naturais fortemente ameaçados em todo o país.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005