IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juventude do Território Sertão do São Francisco participa da Romaria da Terra e da Águas em Bom Jesus da Lapa

Juventude do Território Sertão do São Francisco participa da Romaria da Terra e da Águas em Bom Jesus da Lapa

Este trecho do hino da tradicional Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa/BA, embala mentes e corações de centenas de pessoas todos os anos, que vão ao Santuário para celebrar e também discutir assuntos relacionados à justiça social:

“Romaria da Terra faz o povo reunir, reunir!
Numa luta sem guerra, nós lutaremos por ti…”.

Reunidos/as através de caravanas de diversos lugares do Brasil, principalmente do Nordeste, os/as romeiros/as lotaram a Esplanada das Grutas de Bom Jesus da Lapa. Por meio dos plenarinhos (espaços temáticos), eles/as tiveram a oportunidade de discutir pautas importantes, a exemplo de Terra e Território, Fé e Política, Rio São Francisco e outras bacias, Juventude e Criança. No centro das discussões estavam sempre o apontamento dos problemas, desafios e ainda a partilha de experiências exitosas realizadas na caminhada e que colaboram para o bem estar da nossa e das próximas gerações.

O tema da 46ª edição foi inspirado nos ensinamentos do Papa Francisco e nas discussões da Campanha da Fraternidade de 2023: “Para acabar com a fome neste chão: Terra, Água, Teto, Trabalho e Pão”. As vivências ao longo dos dias da Romaria evidenciaram a união e a fé do povo, que juntos celebraram o cuidado com a nossa Casa Comum, o planeta Terra.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Juazeiro-BA, organizou uma caravana com cerca de 50 romeiros/as. A maioria de jovens das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto do Território Sertão do São Francisco. Na oportunidade, eles/elas puderam conhecer essa experiência de Romaria, que alimenta e fortalece a fé e ainda proporciona espaços de formação social em defesa da Terra e das Águas.

O integrante da organização dessa caravana, Anselmo Ferreira, enfatiza que os conhecimentos adquiridos na Romaria, principalmente nas vivências e trocas de experiências com a diversidade da juventude de outros Povos, foram importantes para os/as jovens presentes. A juventude tem agora a missão de compartilhar com os/as demais nesse retorno às suas comunidades.

Anselmo destaca ainda o ensinamento que a Romaria deixa, por debater as temáticas da realidade do povo empobrecido e marginalizado. “É um grito de justiça, para que possa ser ouvido muito longe, principalmente para que todos tenham vida, e vida em abundância, como o evangelho de Jesus Cristo diz”.

Jovens estudantes da República do Irpaa também participaram da caravana. Cauê Santos, que foi pela primeira vez, ressalta a importância dessa experiência para sua formação e que gostou de ver a juventude comprometida. “Eu achei muito importante, principalmente por ver a juventude engajada nas lutas sociais, e vou levar pra vida todos os ensinamentos compartilhados, de proteger a terra e as águas de pessoas que só visam o lucro e, por consequência, a degradação da nossa Casa Comum”.

O momento também foi uma novidade para a estudante Geiziane Santos. Ela afirma que ficou com um “sentimento gratificante” por “ter participado de um evento, onde percebe-se o empenho do povo, a exemplo dos movimentos sociais com os problemas do outro, se o outro tem o que comer [...] E, levo isso pra vida, essa compaixão e inspiração para estar ajudando o próximo”, enaltece.

Todos os dias, durante o período da noite, foi realizada a primeira Feira da Agricultura Camponesa e aconteceram ainda atividades culturais, com apresentações de artistas da região, a exemplo do Trio Raspa de Juá, Trupe D’ Girassol e Ciranda Embolada.

A programação da 46ª edição da Romaria da Terra e das Águas começou no dia 7 e terminou no último domingo (9). As atividades contaram com o apoio e participação de integrantes e representantes de diversas organizações, como a CPT da Bahia, das Dioceses da região, Conselho Indigenista Missionário (CIMI - Leste) e a Cáritas Bahia. E teve ainda a presença marcante de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), de Povos Indígenas, Quilombolas e pessoas de diversos movimentos sociais.

Texto: Henrique Silva, com edição do Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
Fotos: Henrique Silva e Danilo Borges
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juventude do Território Sertão do São Francisco participa da Romaria da Terra e da Águas em Bom Jesus da Lapa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005