IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pesquisa em Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto é publicada por Paulo Rosa Torres

Pesquisa em Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto é publicada por Paulo Rosa Torres

Visibilidade, regularização fundiária e reconhecimento são os aspectos mais importantes presente no seu livro, afirma Paulo Rosa Torres. O lançamento da publicação Terra e Territorialidade: das áreas de Fundo de Pasto do Semiárido baiano 1980-2010, aconteceu nessa última sexta-feira (20) e contou com a presença de Representante de Fundo e Fecho de Pasto do Território São Francisco, colaboradores (as) do Irpaa, CPT, integrantes do Movimento de Pequenos Agricultores-MPA, estudantes da Uneb e sociedade civil em geral.

O professor Paulo Rosa Torres diz que “as comunidades (Fundo e Fecho de Pasto) têm ampliando em muito, não só o número de organização, mas como também o nível de consciência e da importância que elas têm no universo de hoje”, com isso é necessário que elas ganhem maior conhecimento na sociedade, o que pode contribuir para a diminuição de conflitos fundiários. Além de intensificar a luta pelo reconhecimento e regularização dessas comunidades tradicionais.

Essa publicação é resultado das pesquisas do mestrado de Paulo Torres, que constrói uma análise da distribuição de terra no Brasil, desde o período da colonização até a apropriação das terras pelas comunidades tradicionais, com enfoque maior nas comunidades de Fundo de Pasto, presente no Semiárido.

Para Valdivino Rodrigues, representante da Articulação Estadual das comunidades de Fundo e Fecho de pasto, os estudos e publicações científicas motivam as comunidades tradicionais a continuarem na luta pela regularização fundiária, por políticas públicas voltadas para suas necessidades. “Essa publicação enche mais a gente, porque nós participamos do debate, da construção do artigo dele ( Paulo Torres), nós caminhamos com ele nas comunidades de Uauá, da comunidade de Monte Santo, participamos das reuniões, das rodas de conversas com ele e o resultado é esse livro.” comenta satisfeito, Valdivino.

As comunidades de Fundo e Fecho de Pasto mantêm o conceito de desenvolvimento baseado na satisfação das suas necessidades, respeitando e preservando á natureza. Paulo Torres analisa que as comunidades tradicionais mantêm uma relação com a terra, par além do beneficiamento de suas riquezas. Nessas comunidades há “ideia de convivência, do pertencimento, da troca de afeto entre terra e gente, pessoas” diz o autor.

Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pesquisa em Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto é publicada por Paulo Rosa Torres

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005