IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Vitória da luta popular: Ilha do Fogo volta ao povo!

Vitória da luta popular: Ilha do Fogo volta ao povo!

Após quase nove meses de muito empenho e ações das mais diversas naturezas reivindicando o acesso livre à Ilha do Fogo, que encontra-se ocupada pelo Exército Brasileiro, o povo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) voltará a ter acesso à Ilha do Fogo, situada no Rio São Francisco entres as duas cidades. As ações foram desenvolvidas pelo Coletivo Amigos da Ilha, formado por estudantes e profissionais de diversas categorias.

No último dia 05, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, em reunião com os gestores das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e representante do Coletivo Amigos da Ilha, decidiu pela reabertura da Ilha para o povo.

A reunião aconteceu em Brasília e foi articulada pelo deputado federal Daniel Almeida (PC do B - BA), a partir de uma solicitação do Coletivo Amigos da Ilha, que lhe passou vasta documentação e proposições elaboradas pelos diversos segmentos e organizações que ao longo desses meses aderiram ao movimento. Segundo o deputado, não demora para a Ilha estar novamente acessível à toda população, mas o Exército permanecerá com o intuito de fazer a segurança do local.

Desde a ocupação da Ilha pelo Exército brasileiro, em setembro de 2012, muitas tem sido as ações encampadas pelo Coletivo que, a partir de diversas frentes, lutou pela Ilha do Fogo livre para acesso das populações ribeirinhas, bem como para garantia de direitos dos pescadores e pescadoras que há mais de 30 anos utilizam o espaço da Ilha como ponto de geração de renda de suas famílias; não esquecendo do Rio São Francisco, alvo de muitas ações degradantes e até sendo usado como ambiente de pesquisa de órgão do Exército norte-americano, sem o devido conhecimento da Presidência da República, do Congresso Nacional, o que foi denunciado pelo CREA-PE e pela deputada Perpétua Almeida (PC do B - AC).

Manifestações de rua, audiência pública conjunta entre as câmaras de vereadores das duas cidades realizada na própria Ilha, reuniões semanais realizadas alternadamente nos dois municípios, estudos, divulgação da causa, além de diálogo e articulação com diversas entidades e representantes políticos fizeram parte do conjunto de iniciativas do movimento em prol da reabertura da Ilha à população.

Por iniciativa do Coletivo Amigos da Ilha, no início deste ano foi constituído o Comitê Popular em Defesa da Ilha do Povo e do Rio São Francisco, espaço que reúne diversas organizações sociais da região, reunindo sindicatos, órgãos de classe, movimentos populares, ONG's, entidades estudantis, dentre outras. O Coletivo Amigos da Ilha também reuniu representantes de instituições diversas para formar um Grupo de Trabalho Multiinstitucional, com a finalidade de elaborar projetos viáveis para funcionamento adequado da Ilha, com infraestrutura, segurança, serviços públicos, etc., funcionando como espaço de valorização da arte, da cultura e da memória do povo Ribeirinho, além de outros itens que venham viabilizar o retorno do acesso à Ilha pela população.

Neste momento de comemorar a notícia de que a Ilha do Fogo será devolvida ao povo, os movimentos sociais aproveitam para conclamar os poderes públicos das duas cidades a permanecerem firmes na reconquista da Ilha para o povo, na gestão pública do espaço e no cuidado com o Rio São Francisco que é patrimônio do povo brasileiro.

 

Texto: AsCom Movimento em Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco

Fotos disponíveis em: Coletivo Amigos da Ilha do Fogo


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Vitória da luta popular: Ilha do Fogo volta ao povo!

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005