IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Água de cisterna assegura cultivo de forragens para a criação

Água de cisterna assegura cultivo de forragens para a criação

O casal de agricultores: Márcia Pereira e Valdomiro Dias, moradores da comunidade de Cacimba do Silva, interior de Juazeiro, contemplados com uma cisterna-calçadão do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), estão usando a água da cisterna basicamente para o cultivo de forragens que alimentam a criação de cabras, ovelhas e galinhas.
 

Dona Márcia é bem direta em afirmar: “É uma felicidade muito grande pra mim ver a criação bem alimentada sem eu ter que gastar dinheiro com farelo, grão de milho ou tortas comprados no comércio e que por sinal tá muito caro”. Seu Valdomiro também diz a mesma coisa. Para o casal, plantar capim, sorgo e outras forragens para os animais é uma questão de planejamento para quem vive basicamente da criação que asseguram o sustento da família.

 
O casal demonstrar ter muita experiência com a criação. Na propriedade, bem próximo da casa logo se avista o chiqueiro das cabras e o galinheiro. Os dois destacam as vantagens e a importância dos criadores do semiárido terem nas propriedades, uma boa oferta de água e alimentos para os animais.
 
A criação que alimentam a família também é comercializada na própria comunidade, principalmente caprinos. É através da venda e do abate que o casal faz o controle da quantidade certa de animais que se deve criar, uma vez que esses também pastam nas áreas caatinga que nem sempre dispõem de alimento suficiente.
 
A experiência do cultivo de forragem de Seu Valdomiro e Dona Márcia a partir da cisterna-calçadão revela o planejamento produtivo de uma família que investe fortemente na criação de animais como atividade segura e geradora de renda. Atividade bastante viável nesta região onde a chuva irregular não oferece muita segurança para a prática da agricultura, mas, por outro lado, oferece alternativas desde a criação ao extrativismo do mel ou de frutos silvestres. Alternativas que asseguram uma vida produtiva para o povo que a cada dia demonstra como é possível viver com dignidade nesta região.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Água de cisterna assegura cultivo de forragens para a criação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005