IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Entidades promovem troca de experiências entre Universidade e Produtores Rurais

Entidades promovem troca de experiências entre Universidade e Produtores Rurais

Produção com qualidade, baseada na conservação e utilização dos recursos naturais que a Caatinga tem a oferecer, com vistas a fortalecer a renda dos criadores de caprinos e ovinos da região nordeste. Estes foram alguns dos motivos que levaram estudantes dos cursos de Veterinária e Zootecnia e professores da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, assim como alguns profissionais do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco, a visitarem a comunidade Testa Branca, no município de Uauá – BA.
 
A propriedade visitada foi a do Senhor Isaias, que há algum tempo coloca em prática as experiências apreendidas nos cursos de Convivência com o Semiárido que o IRPAA vem promovendo ao longo desses anos. Instalações de Aprisco adequadas e condizentes com a realidade dos Agricultores Familiares, práticas de controle sanitário para prevenção de doenças nos animais com o uso do sal mineral e produtos da Caatinga e plantio de espécies apropriadas ao clima, foram aspectos observados pelos visitantes. O colaborador do IRPAA e técnico do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, Isaac Ribeiro, destacou a importância de conscientizar os produtores através da exemplificação das práticas que podem ser realizadas na propriedade, bem como por meio da valorização do conhecimento que cada pessoa tem com as experiências de vida.
 
 
Outro local visitado foi a Unidade de beneficiamento de leite, também localizada em Testa Branca, que inicialmente era dirigida pela associação da comunidade, mas, que agora se encontra sob a coordenação da COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá. Na passagem por lá, o grupo conheceu as instalações da unidade, ouviu do dirigente os desafios de se manter a estrutura em funcionamento e as perspectivas para melhoria do trabalho. Além disso, puderam ainda degustar do iogurte e queijos feitos pelos produtores familiares da localidade.
 
Essa programação aconteceu no dia 20 de novembro e fez parte do encerramento de um curso promovido pelo grupo ORGANOCAPRI em parceria com professores da UNIVASF, contando com o acompanhamento do Irpaa, através do Projeto ATER.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Entidades promovem troca de experiências entre Universidade e Produtores Rurais

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005