IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Campanha contra o Trabalho Infantil terá como foco o Semiárido brasileiro

Campanha contra o Trabalho Infantil terá como foco o Semiárido brasileiro

Com lançamento da 3ª edição previsto para o mês de agosto deste ano, a campanha “É da nossa conta! Sem trabalho infantil e pelo trabalho adolescente protegido” irá focar todos os esforços na região do Semiárido, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes, as famílias e os empregadores. A 1ª edição foi lançada em 2012 com foco nas redes sociais, com vistas a sensibilizar o maior número de pessoas sobre a existencia do Trabalho Infantil e troca de informações relacionadas.

De forma colaborativa, a Campanha acontece a partir da ação de uma rede de organizações parceiras, que contribuem de diversas formas, a exemplo da produção de conteúdo e da mobilização social. A Cipó – Comunicação Interativa, uma Organização Não Governamental sedida em Salvador e com experiência em trabalhar com criança e adolescentes será responsável por gerenciar as ações de formação da campanha, que é uma realização da Fundação Telefônica Vivo.

O coordenador da Cipó, Nilton Lopes, explica que o foco no Semiárido como região prioritária desta edição, traz também uma expectativa que já havia sido pensada desde seu lançamento: “a possibilidade de uma ação forte com impacto que desse resultado concreto”.

Estratégias de Comunicação

Nos dias 19 e 20 de março, aconteceu em Salvador (BA) um Workshop com a participação de diversas organizações que já particpam da Campanha, bem como outras que assumiram o compromisso nesta edição, dentre essas entidades integradas à Articulação do Semiárido (ASA), Rádios Comunitárias da Bahia e outras organizações com atuações diversas nos estados da região semiárida.

Na ocasião, discutiu-se uma série de possibilidades e instrumentos de comunicação que podem ser potencializados para atender aos objetivos da Campanha, especialmente atingindo o público-alvo por meio das mais variadas linguagens e assim contribuindo com a tomada de consciência acerca do Trabalho Infantil e garantias de direitos das crianças e adolescentes, principais vítimas, porém não únicas, desta problemática social.

De acordo com a avaliação de Nilton Lopes, a diversidade de organizaões participantes com experiência em trabalhar no contexto do Semiárido animou ainda mais o andamento da campanha e possibilitou que o evento fosse produtivo, com contribuições que serão referências para a concretização da campanha, a exemplo da produção das peças de comunicação destinadas as mais diversas realidades do Semiárido.

Trabalho Infantil no Semiárido

Seja no campo ou na área urbana, a prática do Trabalho Infantil ainda é uma constante, chegando a ser naturalizado por boa parte da sociedade. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 1 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos trabalham no Brasil, sendo o Semiárido uma das regiões de maiores índices.

As formas de trabalho variam desde a oferta de serviço nas ruas como lavadores e guardadores de automóveis até trabalho nos setores da lavoura e pecuária. Parte desas crianças e adolescentes ficam fora da escola ou apresentam baixo rendimento. Apesar de programas governamentais voltados para a erradicação do Trabalho Infantil e em defesa do trabalho adolescente protegido, de acordo com dados apresentados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos anos tem se visto uma desaceleração no ritmo da redução nos índices do TI.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Campanha contra o Trabalho Infantil terá como foco o Semiárido brasileiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005