IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens do Nordeste em Caravana rumo ao III ENA

Jovens do Nordeste em Caravana rumo ao III ENA

Nos dias 25 a 28 de Março, a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste - Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), será realizada no Território do Araripe, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre a juventude do meio rural questionando o modelo de desenvolvimento atual, além de criar um espaço onde as estratégias territoriais de fortalecimento das causas populares possam ser debatidas.

O III ENA, que tem como lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”, é uma realização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e está previsto para acontecer em maio deste ano na Bahia, na cidade de Juazeiro. A ANA quer dar continuidade ao debate sobre o fortalecimento da agroecologia no país e nessa terceira edição, visa também apontar a agroecologia como uma alternativa ao modelo hegemônico de desenvolvimento que se tem hoje em dia.

Por que interessa à sociedade apoiar uma estratégia de desenvolvimento rural com base na agroecologia e no fortalecimento da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais?. Este é o questionamento que serve de norte para as caravanas preparatórias para o III ENA e que servirá para a Caravana das Juventudes do Nordeste refletir durante sua realização. As denúncias serão focadas, em especial, contra o agronegócio, e como esse modelo está degradando as regiões em que ele é implementado pelos grandes latifundiários. No caso do Sertão do Araripe, onde acontecerá a Caravana das Juventudes, a Transnordestina é um exemplo de medidas tomadas arbitrariamente pelas instituições de poder que não beneficiam a população local, assim como o polo gesseiro degrada o meio ambiente e explora mão de obra.

Quem realiza: a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste - Rumo ao III ENA, está sendo realizada pela Rede ATER NE e pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e sendo organizada pelas organizações ASSEMA (Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão), Caatinga (Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas), CETRA (Centro de Estudos de Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador) e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá. Todas essas organizações têm afinidades nos trabalhos com os jovens e reconhecem a importância de eventos como esse que acontecerá em Ouricuri e outras cidades do Território. Lá, cerca de 120 jovens são esperados para vivenciar quatro dias de experiências em diversos âmbitos do conhecimento. Cinco rotas de visitas às experiências serão vivenciadas durante a Caravana. Cada rota terá uma abordagem: a primeira tratará da questão da segurança alimentar e como ela pode ser alcançada com a prática agroecológica, dentro da perspectiva da convivência com o Semiárido; a segunda rota abordará como o trabalho e a gestão de atividades como o artesanato pode ser produtivo para as famílias agricultoras; já a terceira e última rota irá se encarregar de discutir os conflitos causados pelo agronegócio e a mineração e como eles afetam negativamente os agricultores e as agricultoras.

Preparação para o III ENA - a preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia também está na pauta da Caravana, que visa, mais especificamente, mobilizar jovens para ações sociais com o intuito de promover a prática agroecológica. Quer também estimular o debate sobre quais são os assuntos de interesse da juventude rural e o que eles e elas podem fazer a respeito, atuando como protagonistas políticos. A iniciativa das organizações em realizar esta caravana parte também do princípio de que a juventude rural requer um olhar mais diferenciado, pois o contexto em que estão inseridos faz surgir muitas especificidades que por vezes dificultam sua participação política no campo.

Texto: Victória Ayres - Comunicadora popular do Centro Sabiá

Disponível em:www.asabrasil.org.br


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do Nordeste em Caravana rumo ao III ENA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005