IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias sertanejas comemoram água armazenada nas últimas chuvas

Famílias sertanejas comemoram água armazenada nas últimas chuvas

Apenas duas chuvas, foram o suficiente para reacender a esperança dos sertanejos e sertanejas do Araripe Pernambucano. Em depoimento, famílias agricultoras do município de Santa Cruz relatam que as boas chuvas que caíram no dia 07 de novembro do ano passado e no último dia 05 de janeiro foram suficientes para armazenar em algumas cisternas de produção, quase 30% da capacidade total equivalente a 52 mil litros de água.

Construídas recentemente, em algumas comunidades do município de Santa Cruz da Venerada, as cisternas de produção já geram bons resultados e animam as agricultoras e agricultores da região. Mas, foi na comunidade da Fazenda Volta localizada a cinco quilômetros da sede do município, que a chuva fez a diferença na vida das famílias.

José Tavares Ibiapino, agricultor de 67 anos fez o cálculos e viu que já tem uma boa quantidade de água em sua cisterna. “Já fiz uma base de que a cisterna está com uma faixa de 16 mil litros de água pela base que a gente fez. Já é uma ajuda grande. Ai vamos esperar, se Deus mandar mais chuva a esperança é que ela encha”, enfatiza.

“Essa cisterna chegou numa hora abençoada. Eu considero uma riqueza grande. Quem é de nós que vai ter condição de fazer uma cisterna desta. Ai, se Deus quiser e a gente vê uma cisterna dessa cheia estamos sossegados por um bocado de dia”, sonha o agricultor Antonio Delmiro de 65 anos.

Além do desejo de ver a cisterna cheia, muitos já planejam o que fazer com a água. È o caso de Gildete de Andrade Galvão. “Se cair mais chuva eu quero fazer uma horta. Ai todo dia eu digo para os meus filhos: Se chover e pegar água nessa cisterna, nós vamos fazer uma horta”, planeja a agricultora.

A construção está sendo feita no âmbito do Programa Pernambuco Mais Produtivo do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) e ProRural com apoio da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), cuja meta é construir 15,5 mil cisternas calçadão no Sertão e no Agreste do Estado. No Araripe Pernambucano e médio São Francisco, a execução está sendo feita pela Ong Diaconia com apoio da Ong Caatinga.

Continue lendo em Ong Caatinga


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias sertanejas comemoram água armazenada nas últimas chuvas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005