IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos realiza Aula Inaugural

Mestrado em  Educação, Cultura e Territórios Semiáridos realiza Aula Inaugural

Teve início nesta segunda-feira (10), a programação da Aula Inaugural do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contextualizada ao Semiárido (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Campus III, em Juazeiro. Na abertura, estiveram presentes discentes regulares e discentes aprovados em seleção especial – que se inscreveram em uma segunda seleção, específica para cursar uma disciplina –, além de docentes do curso, representantes de entidades parceiras e demais interessados/as na temática.

Para dar as boas vindas aos mestrandos/as, compuseram a mesa a diretora do DCH III, Aurilene Rodrigues, o coordenador do Programa, Edmerson Reis e vice coordenadora Luzineide Dourado, a represnetante da Resab, Edileuza Silva, a discente Delza Cristina Guedes, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Colegiado de Comunicação Social e Câmara de Pós-Graduação do DCH III.

Com a primeira turma formada no final do ano passado, o curso contempla duas linhas de pesquisa: Educação para Convivência com o Semiárido e Letramento e Comunicação Intercultural, sendo o primeiro Programa de mestrado no Brasil voltado para Educação Contextualizada. Para Edmerson Reis, muitos desafios virão, os quais devem ser enfrentados de forma conjunta. Em sua fala na abertura do evento, expressou que o mestrado é o lugar de se propor a questionar o que parece ser naturalizado.

Edileuza Silva, ao falar da importância do curso para o avanço da luta que vem sendo travada em torno da institucionalização desta discussão na região semiárida, chamou atenção para a importância do engajamento que deve haver no processo de pesquisa: “Façam dessa caminhada mais do que uma conquista pessoal, façam disso uma conquista para o Semiárido”, destacou. Em sintonia, a mestranda Delza Cristina, disse: “temos uma região que precisa da responsabilidade de cada um de nós na construção desse momento histórico”.

Após a mesa de abertura houve a palestra “Descolonização dos saberes e das culturas nos Territórios Semiáridos”, ministrada pelo prof° Jassen Felipe da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco. Jassen destacou a importância da chegada deste mestrado na e sobre a região, uma oportunidade para “construir ciência a partir das nossas inquietações”. Nesse sentido, evidenciou que ao estudar e pesquisar educação contextualizada, é preciso desenvolver metodologias também contextualizadas ou reinventar as que já são utilizadas, de forma que envolva e aproxime mais a academia do ambiente pesquisado. Nessa perspectiva, opinou sobre a proximidade que o Programa precisa manter com a educação básica e os espaços informais de educação, tornando-se inclusive um curso de referência também neste sentido.

O mestrando Antônio Carvalho concorda com a proposição e completa: “não tem como dissociar o que está sendo produzido na Academia com o que está sendo feito nas organizações sociais. Ao contrário, esse Programa pode possibilitar uma aproximação maior, e começar a repensar a Academia a partir desse lugar de fala, que é o lugar das pessoas”. Sob esta lógica, Jassen Felipe alertou sobre a escolha dos objetos de pesquisa, para ele uma “escolha política”, que não deve ser para si, mas para a região.

A programação da Aula Inaugural seguirá na manhã desta terça-feira e acontece no Auditório da Secretaria de Educação, visto que as/os funcionários/as da Uneb paralisaram as atividades durante toda a semana reivindicando direitos trabalhistas. Na oportunidade, a diretora do DCH III, declarou justa a paralização e se solidarizou com a categoria manifestante.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos realiza Aula Inaugural

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005